Uso de soluções tecnológicas tem impacto direto na lucratividade das empresas a curto e longo prazo
A tecnologia está em um estado contínuo de desenvolvimento, então não é de admirar que ela influencie significativamente os processos de todas as indústrias existentes mundo afora. As empresas já adotaram muitas mudanças que modificaram completamente a forma como algumas tarefas estão sendo realizadas. Hoje, é inegável que tecnologia e sustentabilidade são pilares de uma cultura de inovação. E o impacto da inovação tecnológica na lucratividade dos negócios tende a se intensificar nos próximos anos.
A tecnologia abre portas para uma série de ações que simplificam e facilitam processos que antes eram vistos como demorados e trabalhosos. Uma das melhores coisas sobre os avanços na tecnologia é que eles não são reservados somente para as multinacionais. Micro, pequenas e médias empresas podem se beneficiar da tecnologia sem muito investimento. Assim, o fenômeno da digitalização de processos segue provocando mudanças importantes no meio corporativo, e as empresas que adotarem as soluções disponíveis no mercado estarão mais preparadas para o futuro que promete ser ainda mais tecnológico.
A importância dos processos otimizados
A otimização de processos consiste em adaptar continuamente os processos a fim de melhorá-los. Para isso, é preciso realizar uma análise para identificar os pontos fracos e encontrar soluções para superá-los, uma vez que a eficiência de uma empresa depende de seus processos. É por isso que a otimização é essencial para alcançar o nível de competitividade desejado, tornando a empresa uma referência no mercado. Geralmente, o objetivo da otimização de processos é minimizar os custos e maximizar a produtividade, além de obter ganhos em tempo e a eficiência. E isso só é possível por meio da tecnologia.
Tarefas repetitivas na mira das soluções inovadoras
O trabalho manual faz parte de muitas indústrias da economia. Todos os dias, as equipes de empresas dos mais variados ramos de atividade gastam tempo em tarefas repetitivas. Porém, atualmente a tecnologia pode oferecer a automação dessas atividades. Quando se adota a automação para tarefas repetitivas, há uma série de vantagens para se obter, incluindo economia de tempo, melhoria da produtividade, redução de erros e liberação de mão de obra para tarefas mais estratégicas. Dessa forma, tecnologias emergentes como a Automação Robótica de Processos, RPA, têm ganhado destaque nesse cenário.
O impacto da RPA na lucratividade das empresas
A RPA não apenas melhora a eficiência e a precisão nos processos de negócios, mas também evita que os trabalhadores precisem gastar seu tempo em tarefas monótonas e repetitivas. Isso os libera para se concentrar em trabalhos que exigem produção intelectual e empatia, coisas que só o ser humano é capaz de trazer para o trabalho. O uso da RPA não tem como objetivo retirar o fator humano das tarefas do dia a dia – muito pelo contrário. A RPA apenas reforça o protagonismo humano na execução de processos.
Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o blog da Oystr para ficar por dentro dos impactos da tecnologia no meio corporativo.