Projetando perspectivas para o cenário corporativo em 2023, espera-se que a tecnologia assuma um papel ainda mais importante nas empresas
À medida que a virada do ano se aproxima, a tradicional prática de fazer projeções para o próximo ano desperta as expectativas das pessoas naturalmente. E, certamente, nesse momento, muita gente se pergunta: o que esperar do ambiente de negócios em 2023? É verdade que diversos fatores estão associados à essa dúvida – muitos dos quais impossibilitam a elaboração de uma resposta precisa e completamente condizente com a realidade. Porém, uma coisa é certa: a tecnologia seguirá sendo o melhor custo-benefício para as empresas.
O cenário empresarial é cada vez mais competitivo e dinâmico, e o uso da tecnologia nos negócios é uma necessidade crescente. A tecnologia mudou literalmente todos os aspectos da maneira como as empresas operam em um ritmo acelerado. A inovação alimenta os negócios e, como a tecnologia é responsável por criar o caminho para isso, pode-se dizer que os negócios precisam da tecnologia para se sustentar. Ou seja, tecnologia e sustentabilidade são pilares que se complementam nesse processo. E em 2023, o investimento em recursos tecnológicos deve se intensificar nas empresas.
Tecnologia auxilia tanto na gestão quanto no operacional
Hoje, a tecnologia desempenha um papel fundamental nos mais diferentes aspectos dos negócios. Do ponto de vista do gerenciamento de processos, é inegável que a tecnologia fornece abordagens novas e melhores, que contribuem para a tomada rápida de decisão e para uma visão holística do negócio. As soluções tecnológicas voltadas para a gestão contam com interfaces intuitivas e personalizadas, que podem ser ajustadas às especificidades de qualquer negócio. Assim, é esperado que mais empresas adotem softwares de gestão em seus negócios.
Para além da gestão, a tecnologia também pode ser fundamental para otimizar processos operacionais. Os robôs de automação, por exemplo, têm capacidade de lidar com grandes demandas de processo, concluindo atividades que demandariam mais tempo e esforço se fossem realizadas por seres humanos. Além disso, a automação ainda pode apoiar as empresas na redução de falhas operacionais, garantindo a segurança e eficiência dos processos e prevenindo riscos importantes.
Os robôs de automação em 2023
A tendência para o próximo ano é de que a RPA se popularize ainda mais entre as empresas. Em um momento em que é preciso estimular a produtividade de maneira sustentável, optar pelo apoio dos robôs de automação é o caminho mais seguro para promover uma nova dinâmica de produção nas indústrias, escritórios, e tantos outros espaços de trabalho. Assim, a RPA deve aprimorar a execução de processos em diferentes segmentos em 2023.
Hoje, mais do que nunca, uma cultura voltada à inovação é fundamental para se destacar no mercado. O conceito de transformação digital deve continuar se expandindo no cenário corporativo, e a tecnologia é o grande catalisador dessa mudança. Com o auxílio de ferramentas tecnológicas como a RPA, o tempo dos executivos, gestores e de tantos outros integrantes dos processos empresariais pode ser otimizado, de modo que as tarefas repetitivas fiquem a cargo da tecnologia, e as demandas de maior valor estratégico sejam priorizadas. Em 2023, a tecnologia será ainda mais prestigiada nas organizações.