Nos siga nas redes socias!

Cultura voltada à inovação é fundamental para se destacar no mercado

Cultura voltada à inovação é fundamental para se destacar no mercado

Além dos investimentos em tecnologia, empresas precisam realizar mudanças internas, direcionando o foco cultural para o digital

O ambiente extremamente competitivo e desafiador em que as empresas precisam atuar cria constantes obstáculos à sobrevivência dos negócios, especialmente para empresas de pequeno e médio porte. No atual cenário, é preciso adotar uma série de ações estratégicas para manter-se competitivo e relevante no mercado. Neste sentido, medidas como redução de preços que eram muito eficientes no passado, vão perdendo espaço.

Atualmente, os clientes levam em conta um conjunto de fatores mais amplos no momento de adquirir um produto ou serviço. Por isso, é necessário estar preparado e buscar alternativas para se diferenciar dos concorrentes e conseguir atrair a atenção do público. Com a tecnologia no centro dos investimentos das empresas, uma ação necessária diz respeito à mudança cultural. A adoção de uma mentalidade voltada à inovação é uma das principais vantagens que as empresas podem ter na busca pela fidelização do público.

Por isso, os investimentos em tecnologia devem ser precedidos de mudanças na cultura organizacional das empresas. Estar atualizado quanto às novidades tecnológicas é fundamental, mas ter uma cultura sólida e voltada à inovação também é primordial para se aproveitar ao máximo as vantagens dessas soluções no dia a dia. Assim, um ambiente corporativo em que as equipes tenham consciência de seu papel e explorem eficientemente a tecnologia para extrair insights e aperfeiçoarem a execução de processos pode posicionar a companhia como uma referência no mercado.

O segmento jurídico é um excelente exemplo de como um mindset voltado ao digital pode ser importante. Após muitos anos executando processos manualmente, os escritórios estão se abrindo à inovação e adotando recursos em suas atividades de rotina, como a tecnologia RPA. Com a automação de processos, tais empresas tem percebido um aumento expressivo na produtividade das equipes, bem como uma redução constante de falhas e erros operacionais. A redução de custos e gestão estratégica do tempo completam a lista de vantagens mais comuns da adoção deste tipo de recurso.

Portanto, o investimento em digitalização é um processo necessário para as companhias seguirem crescendo em seus respectivos segmentos. No entanto, para que a transformação seja efetiva, é importante também atualizar a cultura da empresa, auxiliando as equipes na adaptação ao digital e reduzindo a resistência à utilização dessas soluções no dia a dia das equipes.



Warning: Missing argument 1 for get_wp_user_avatar(), called in /home/oystr/www/wp-content/themes/oystr/single.php on line 76 and defined in /home/oystr/www/wp-content/plugins/wp-user-avatar/deprecated/wp-user-avatar/includes/wpua-functions.php on line 30

Paulo Romeiro