Nos siga nas redes socias!

Tecnologia é o melhor custo-benefício para empresas

Tecnologia é o melhor custo-benefício para empresas

Investimentos em recursos tecnológicos cresceram nos últimos anos e devem seguir aumentando

Em um mundo cada vez mais digital, pensar em um ambiente corporativo sem a adoção de alguma ferramenta tecnológica é, praticamente, impossível. Desde o armazenamento de informações a recursos de automação de processos, as soluções estão presentes no dia a dia das empresas. Por isso, o investimento em transformação digital tornou-se tão comum nos últimos anos.

Existem várias razões que explicam a ampla utilização da tecnologia no mercado corporativo. A otimização de tempo, melhoria na execução de processos e um ambiente atualizado estão entre as vantagens. Afinal, nenhuma empresa gosta de ficar desatualizada. Além dessas contribuições, outro ponto que chama muito a atenção é o custo-benefício oferecido pela tecnologia, principalmente soluções como a RPA, Automação Robótica de Processos, que permite uma otimização de processos operacionais de forma automatizada.

Antes de tudo, vale reafirmar que a tecnologia não veio para tomar os postos de trabalho das pessoas, mas para auxiliá-las no desempenho de suas atividades de rotina, facilitando, assim, a execução de tarefas repetitivas que, muitas vezes, sequer estão relacionadas ao core business das empresas. Por isso, a implementação de recursos tecnológicos tem como um de seus objetivos simplificar toda a produção operacional, mas também garantindo segurança em cada etapa.

Dito isso, é inegável que a tecnologia oferece um excelente custo-benefício às companhias. Se tomarmos como exemplo a RPA, que é amplamente utilizada em escritórios jurídicos, os resultados são positivos sob várias perspectivas, uma vez que é possível automatizar vários processos repetitivos envolvendo funções como acompanhamento de prazos, movimentações processuais e navegação em sistemas.

Assim, enquanto os robôs realizam esses processos, os colaboradores podem atuar em outras funções, inclusive, de supervisão do trabalho das máquinas. Com isso, tem-se uma redução enorme de custos, já que os colaboradores não precisarão mais gastar horas do seu dia realizando tarefas meramente operacionais. Mais ágeis e eficientes que os humanos, os robôs ajudam a elevar a produtividade das equipes aos desempenharem tais funções, além de reduzirem falhas.

Portanto, investir em tecnologia é uma necessidade e não uma opção. A questão que se coloca é quando elas realizarão tais investimentos. Entretanto, é sempre importante destacar que, quanto antes os investimentos acontecerem, maiores as chances de sucesso. Além disso, vale reforçar, também, que realizar um projeto de transformação digital é um investimento e não um custo para a empresa. A enorme competitividade no mercado, juntamente com as mudanças constantes no perfil do público exigem uma atuação contínua voltada à inovação.



Warning: Missing argument 1 for get_wp_user_avatar(), called in /home/oystr/www/wp-content/themes/oystr/single.php on line 76 and defined in /home/oystr/www/wp-content/plugins/wp-user-avatar/deprecated/wp-user-avatar/includes/wpua-functions.php on line 30

Paulo Romeiro