Desafios e oportunidades da transformação digital na advocacia

Conheça os principais impactos da modernização dos escritórios de advocacia com a chegada de tecnologias digitais

À medida que o mundo se torna cada vez mais globalizado e digital, a transformação digital é imperativa em quase todas as empresas, desde os pequenos negócios até as grandes multinacionais. Em todo o mundo, a inovação tecnológica tem sido pauta em palestras, painéis de discussão, artigos e estudos relacionados a como as empresas podem permanecer competitivas e relevantes no mercado. E quando falamos sobre o segmento jurídico, a transformação digital é igualmente inevitável

A prestação de serviços jurídicos é fortemente dependente do conhecimento e da informação, e o sigilo e a privacidade sempre foram componentes essenciais da relação advogado-cliente. Como resultado, a profissão jurídica valoriza as comunicações confidenciais e a segurança da informação. As restrições provocadas pela pandemia e o trabalho remoto nos últimos dois anos foram elementos importantes para uma mudança significativa na adoção de tecnologia em escritórios mundo afora. Ao passo que as empresas adotam a tecnologia rapidamente e esperam que seus provedores de serviços acompanhem as tendências que facilitam a comunicação e os resultados.

Atualmente, a tecnologia é uma grande aliada da gestão jurídica das empresas. A disposição de novos recursos e soluções tecnológicas no segmento abre portas para novos desafios e novas oportunidades no setor jurídico. E os escritórios de advocacia podem ser os grandes beneficiados dessa movimentação. Nesse sentido, vale citar alguns pontos essenciais sobre esse processo de transformação digital, tais quais:

  • A automação de tarefas repetitivas

Um dos grandes trunfos do uso da tecnologia nas empresas jurídicas é a possibilidade de mitigar falhas humanas e otimizar processos. É de conhecimento popular que a profissão de advogado presume a realização de inúmeras tarefas burocráticas e repetitivas, tal como o monitoramento de processos, a execução de protocolos, entre outras atividades rotineiras da vida profissional do advogado. Tarefas como essas são extremamente importantes para o relacionamento com o cliente, e demandam muito tempo e atenção dos profissionais. E o fato é que elas podem ser facilmente realizadas por soluções tecnológicas como a RPA (Robotic Process Automation).

  • RPA: um impulso de eficiência e produtividade nos escritórios

A aplicação da RPA em escritórios jurídicos pode ser um divisor de águas no que diz respeito à entrega de valor ao cliente. Se trata de um exemplo perfeito da importância da automação para a eficiência e gestão de tempo. A automação robótica de processos é uma tecnologia que imita a maneira como os humanos interagem com softwares para executar tarefas repetíveis de alto volume. Assim, tarefas repetitivas características do dia a dia do advogado, como as consultas em sites de tribunais, monitoramento de processos e tantas outras podem ser facilmente realizadas com o apoio dos robôs de automação. Dessa maneira, os advogados podem usar seu tempo de trabalho para focar em tarefas de maior valor estratégico, impulsionando os resultados de qualquer escritório de advocacia.

  • A inovação como diferencial competitivo

A inovação no Direito não é mais apenas uma tendência. Na verdade, inovar se tornou uma necessidade tangível e urgente. A inovação, antes aparentemente desnecessária em um setor que não parava de crescer, agora é amplamente reconhecida como essencial para navegar em um futuro em constante mudança. Se antes os advogados precisavam assumir um alto volume de trabalho, o que muitas vezes acaba prejudicando a qualidade do serviço, hoje o apoio de tecnologias como o RPA faz a diferença em termos de eficiência e precisão, permitindo mitigar falhas humanas. Dessa forma, é inegável que a inovação se tornou um diferencial competitivo importante no setor jurídico.

Ficou interessado em saber mais sobre os robôs de automação da Oystr? Entre em contato conosco agora mesmo e converse com um de nossos especialistas!

Encontre o que você precisa