A automação como motor da produtividade nos escritórios de advocacia

Adotar soluções automatizadas é fundamental para reduzir tempo e gastos no segmento jurídico

O dia a dia dos escritórios de advocacia é popularmente conhecido por ser muito intenso. Os profissionais da área precisam cumprir uma variedade de tarefas manuais diariamente, além de terem responsabilidade sobre os prazos e relacionamento com os clientes. Nesse sentido, uma boa gestão de tempos é importante para evitar o acúmulo de atividades e as falhas operacionais. Porém, em alguns casos, isso pode não ser suficiente para suprir todas as necessidades do negócio. 

Dentro desse contexto, a automação e a transformação digital têm potencial para ser um divisor de águas nos escritórios. Em negócios que lidam com grandes fluxos de trabalho repetitivo diariamente, a importância da automação é ainda maior. Desde a chegada de novas soluções automatizadas, o setor jurídico é um dos segmentos com maior potencial de transformação a partir dessas ferramentas. A possibilidade de contar com o apoio de recursos tecnológicos para reduzir a quantidade de tarefas repetitivas representa um avanço singular na história do Direito. E esse movimento, é claro, impacta diretamente os resultados obtidos pelos advogados.

O impacto da automação na eficiência das entregas

Como dito anteriormente, a automação de tempo é um dos principais desafios dos escritórios jurídicos. Tarefas como o monitoramento de processos, a realização de protocolos e a alimentação de sistemas tomam grande parte do tempo dos advogados rotineiramente. Em ambientes como esse, de alta necessidade de trabalho repetitivo, a exposição a erros certamente será muito maior. Contando com soluções inovadoras como a RPA, é possível aliviar a carga de trabalho dos advogados, e ainda obter ganhos significativos em eficiência e produtividade nos escritórios.

RPA otimiza a rotina dos escritórios

A automação de processos robóticos (RPA) é uma tecnologia de software que facilita a construção, implantação e gerenciamento de robôs que emulam ações humanas interagindo com sistemas e softwares. Os robôs de automação conseguem completar inúmeras tarefas presentes no dia a dia dos escritórios de advocacia, e por isso, a RPA é especialmente vantajosa para a advocacia. Entre os benefícios, ela: 

  • Simplifica os fluxos de trabalho;
  • Ajuda as organizações se tornam mais lucrativas, flexíveis e responsivas; 
  • Aumenta a satisfação, o engajamento e a produtividade dos funcionários;
  • Remove tarefas repetitivas do dia a dia de trabalho dos profissionais, garantindo uma rotina mais tranquila.

A conexão entre inovação e produtividade nos negócios

Na era digital, inovar se tornou mais do que apenas um diferencial competitivo – o conceito evoluiu para uma necessidade real e urgente nas empresas. Hoje, não há dúvidas de que uma cultura voltada à inovação é fundamental para se destacar no mercado. Nos mais variados ramos de atividade, a inovação está muito atrelada à tecnologia, e o resultado mais comum em empresas que adotam novos recursos tecnológicos é o desejado “aumento da produtividade”.

 Abandonar os meios analógicos e investir em transformação digital é um movimento inevitável, e negócios que se adaptam rapidamente a essa realidade saem na frente em termos de competitividade. Ferramentas de automação como a RPA são plataformas intuitivas e práticas, que tem o poder de otimizar grandes demandas de informação. Se trata da tecnologia ideal para que os escritórios de advocacia se tornem ainda mais dinâmicos e eficientes. Afinal, o papel da tecnologia no meio corporativo é justamente de facilitar processos e impulsionar o crescimento dos negócios.

Encontre o que você precisa