Tecnologia e sustentabilidade: dois pilares de uma cultura de inovação

Em um momento histórico, onde a inovação é um diferencial estratégico, unir a tecnologia à sustentabilidade é o caminho para o crescimento escalável

A inovação tecnológica e a sustentabilidade estão cada vez mais interligadas. Como efeito, tecnologias inovadoras podem contribuir de forma relevante para a redução da carga ambiental e a melhoria das condições sociais e de trabalho, ao mesmo tempo que promovem o crescimento econômico. O nível de relevância e competitividade de uma organização no mercado, hoje, depende muito mais do emprego das soluções tecnológicas e do comprometimento com a sustentabilidade. De forma geral, uma cultura voltada à inovação é fundamental para se destacar no mercado.

Vale reforçar, no entanto, que a inovação é muito mais do que ter novas ideias. Embora a idealização possa ser uma grande parte disso, a inovação também se refere ao processo de encontrar novas maneiras de operar, modificar modelos de negócios e adaptar-se às mudanças de forma a resultar em melhores produtos e serviços. Nesse sentido, a inovação bem-sucedida ajuda as empresas a desenvolverem conceitos originais, resolverem problemas, penetrarem nos mercados mais rapidamente, além de obterem vantagens sobre a concorrência. 

Criar uma cultura de inovação é importante para alcançar o crescimento sustentável, aumentar os lucros, aumentar o engajamento dos funcionários e a saúde geral do seu negócio.

Investimento em tecnologia e transformação digital

Atualmente, um dos principais benefícios do investimento em tecnologia nas empresas é a possibilidade do cumprimento de metas de forma automatizada. Afinal, negócios que lidam diariamente com um grande fluxo de tarefas repetitivas estão mais expostos a possíveis falhas operacionais, e a automação surge justamente para aliviar essa pressão. 

No segmento do Direito, por exemplo, em que as atividades burocráticas se fazem presentes rotineiramente, o uso de ferramentas de automação pode contribuir para um ambiente de trabalho mais saudável, apoiando os escritórios de advocacia na diminuição de falhas operacionais, e abrindo espaço para que os advogados foquem em atividades mais estratégicas para os clientes. 

Construir um negócio escalável e sustentável significa, hoje, depender menos da produtividade e eficiência de seus funcionários no desempenho de tarefas repetitivas. Empregar soluções automatizadas contribui não só para a redução de falhas operacionais e o aumento da produtividade, mas pode também ser determinante para diminuir o turnover da sua empresa. Assim, com menor rotatividade do pessoal e simplificando o processo de realização das tarefas repetitivas, as perspectivas são de manutenção de um alto padrão de qualidade dos serviços prestados.

O potencial inovador da RPA

A Robotic Process Automation (RPA) é uma solução que tem ganhado cada vez mais espaço no cenário corporativo, em especial em negócios onde as rotinas são particularmente intensas, como na advocacia. Se trata de uma tecnologia de software que facilita a construção, implantação e gerenciamento de robôs que emulam ações humanas interagindo com sistemas e softwares digitais. Assim como as pessoas, os robôs podem fazer coisas, como entender o que está em uma tela, navegar em sistemas, identificar e extrair dados e realizar uma ampla gama de ações definidas. Tudo isso economizando o tempo dos funcionários e aprimorando as operações em termos de eficiência.

Deste modo, a RPA oferece não apenas a capacidade de reduzir cargas de tarefas manuais e repetitivos, mas também estimula a imaginação, a criatividade e a inovação entre os colaboradores, capacitando-os a se concentrar nas atividades de maior valor – aquelas que não podem ser desempenhadas por robôs. 

Ao abrir espaço para a inovação, a RPA causa um impacto muito além dos processos de negócios mais rápidos e eficientes. Dessa forma, não há dúvidas de que essa é uma ferramenta poderosa para construir uma cultura de inovação, sendo uma solução tecnológica que estimula a sustentabilidade, diminuindo o uso de papéis e reduzindo o risco de acúmulo de funções nas empresas

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