A crescente demanda por otimização do tempo no cenário empresarial abre espaço para a popularização de soluções tecnológicas inovadoras
A boa gestão do tempo é uma habilidade essencial para o advogado de sucesso. A rotina nos escritórios de advocacia é dinâmica e intensa, e, portanto, requer altos índices de produtividade. Naturalmente, o dia a dia do advogado é multitarefa. Em um único dia, o profissional precisa dar conta de atividades de diferentes naturezas, tudo isso se mantendo atento aos prazos e andamentos dos processos. Por isso, a automação de tempo é um dos principais desafios dos escritórios jurídicos.
O uso da tecnologia no meio corporativo tem como objetivo auxiliar na rotina administrativa e operacional. E atualmente, a tecnologia tem desempenhado um papel importante em diminuir a quantidade de tempo gasto com tarefas repetitivas. Soluções tecnológicas orientadas pela automação, como a RPA, por exemplo, têm obtido cada vez mais espaço nas empresas e nos escritórios de advocacia, e a aumentar a produtividade é um dos maiores benefícios de contar com essas ferramentas. Em um cenário onde a produtividade é palavra de ordem, a transformação digital é um processo indispensável.
Tarefas repetitivas são as “vilãs” da gestão de tempo
Quando se administra um negócio, tempo e dinheiro são mercadorias valiosas. Encontrar maneiras de liberar tempo que pode ser usado para agregar mais valor de maneiras diferentes e mais criativas significa mais dinheiro no bolso, o que é essencial. No entanto, em setores como a advocacia, em que existe um alto fluxo de processos repetitivos, manter um bom nível de eficiência e economizar tempo não é tão simples.
A verdade é que a profissão de advogado exige constante realização de demandas burocráticas, como:
- Consultas processuais;
- Realização de protocolos;
- Alimentação e atualização de sistemas;
- Efetuação de intimações eletrônicas.
Dessa forma, não há dúvidas de que o risco de acumulação de funções na rotina de trabalho em escritórios de advocacia é real. Logo, os profissionais da área estão mais expostos a falhas operacionais, o que pode resultar em prejuízos financeiros e de imagem para o escritório. Assim, diminuir o tempo gasto com trabalhos repetitivos é uma necessidade urgente nesse segmento, e por isso, o uso da RPA tem se popularizado no setor jurídico.
A influência da RPA no fluxo de trabalho
A RPA, Automação Robótica de Processos, pode economizar tempo, energia e dinheiro, tornando os processos mais rápidos e eficientes. Além de reduzir as chances de erro humano, a automação pode melhorar a consistência, eficiência e produtividade – perfeita para promover a qualidade nos escritórios de advocacia.
A automação significa que os profissionais podem administrar melhor seu tempo de trabalho com atividades mais estratégicas. No universo jurídico, isso é uma vantagem inquestionável. Os advogados podem se concentrar mais em atividades de alto valor do que nas tarefas repetitivas diárias.
A automação também adicionou o benefício de estabelecer as melhores práticas, criando um ambiente de trabalho menos atribulado para os advogados. Portanto, além de reduzir o risco de erro humano, soluções como a RPA aceleram o fluxo de trabalho, de modo que a gestão de tempo seja privilegiada, com mais espaço para o foco em atividades de grande valor estratégico.
Quer saber mais sobre os benefícios da RPA no segmento jurídico? Entre em contato conosco e fale diretamente com um de nossos especialistas!