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A qualidade dentro dos escritórios de advocacia

A qualidade dentro dos escritórios de advocacia

Quando pensamos em gestão da qualidade, a primeira imagem que vem na nossa cabeça é um chão de fabrica com varias maquinas e uma sequencia de produtos numa esteira com os trabalhadores ao lado ajustando as peças e apertando alguns parafusos. No entanto, já se sabe que a qualidade é muito mais que isso, como por exemplo a Gestão da Qualidade Juridica.

Hoje sabemos que é possivel implementar algumas ferramentas que inicialmente foram pensadas para a industria em alguns fluxos e processos dentro da rotina do escritório, principamente na area da controladoria, trazendo melhorias como: a otimização do tempo, a diminuição do retrabalho e a eliminação das tarefas automatizadas (aqui, podemos citar os robôs por exemplo que diminuem consideravelmente as atividades repetitivas).

A gestão da qualidade foca na comunicação interna, pois entende-se que, uma equipe em harmonia, em que todos sabem da importancia e do valor que seu trabalho tem, faz com que o resultado final, o atendimento ao cliente ocorra de maneira muito mais clara e eficiente, e que consequentemente os resultados também melhoram proporcionamente as melhorias internas que ocorrem no escritório.

Dentro das inumeras ferramentas de existem hoje, podemos pensar na mais famosa: o ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Act), cada uma das letras é uma etapa do processo e permite a implantação de melhorias de maneira organizada, produtiva e continua, sempre pensando em um plano de ação com metas factiveis para ir criando essa cultura de objetivos alcançados que cria um ambiente ainda mais colaborativo e harmonioso.

A busca pela qualidade então é um processo continuo: o planejamento dos objetivos visando aumentar a produtividade, o inicio da execução das novas metas, a verificação dos resultados iniciais com o compartilhamento das informações com todos os envolvidos (via emails, murais, newsletters internas) e por fim corrigir os problemas que surgiram ou que persistiram com um novo planejamento e um novo ciclo. E então será possivel potencializar as melhorias e as relações relações mais importantes: o publico interno (colaboradores) e o publico externo (clientes).

 

Geovanna A. Macedo
Team Leader Pre-Sales


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Paulo Romeiro