A RPA como motor da produtividade no Direito

Monitorar processos, realizar protocolos, gerir documentos e alimentar sistemas são tarefas mais fáceis com o apoio dos robôs de automação

A automação robótica de processos (RPA) é uma aplicação da tecnologia voltada para a automação de processos de negócios. Usando ferramentas de RPA, uma empresa pode configurar um software, ou um “robô”, para capturar e interpretar aplicativos para processar uma transação, manipular dados, acionar respostas e se comunicar com outros sistemas digitais. As possibilidades da RPA variam desde a geração de uma resposta automática a um e-mail até a implantação de milhares de robôs para automatizar tarefas comuns em negócios de diferentes segmentos.

Um dos principais benefícios da implementação da RPA nas empresas é a possibilidade de automação de tempo. Isso porque os robôs de automação são especialmente interessantes para negócios que lidam com grandes fluxos de trabalho repetitivo, como no caso dos escritórios de advocacia. Com a RPA, é possível automatizar grandes demandas de processo, realizando tarefas que seriam mais demoradas e trabalhosas nos métodos tradicionais em menos tempo, e com maiores índices de eficiência. Dessa forma, utilizar essa tecnologia em prol do trabalho do advogado é um diferencial estratégico de muito valor para os escritórios de advocacia.

Tarefas comuns que podem ser automatizadas

A RPA oferece às organizações as vantagens de reduzir os custos de pessoal e o erro humano. O princípio é simples: deixe que funcionários trabalhem naquilo em que os humanos se destacam, enquanto usam robôs para lidar com tarefas que atrapalham o andamento dos projetos. Os robôs de automação geralmente são de baixo custo e fáceis de implementar, não exigindo software personalizado ou integração profunda de sistemas. Tais características são cruciais à medida que as organizações buscam o crescimento sem adicionar gastos significativos ou atrito entre os trabalhadores.

Os robôs de automação se encaixam perfeitamente no contexto do segmento jurídico, considerando os principais desafios que se impõe ao setor atualmente. A capacidade de impulsionar a produtividade nos escritórios de advocacia, liberando tempo na rotina dos advogados para tarefas que exigem mais do fator humano, faz da RPA uma ferramenta especialmente vantajosa para os escritórios de advocacia. E os robôs inteligentes dão conta de algumas das principais tarefas presentes na rotina do advogado, como:

  • Alimentação de sistemas;
  • Consulta de movimentações processuais;
  • Realização de protocolos;
  • Efetuação de intimações eletrônicas.

RPA: excelência garantida!

Quando se trata do setor jurídico, um único erro em um documento pode causar um grande atraso no processamento do caso, e em alguns casos, pode gerar até uma perda de prazo. Utilizar a automação de documentos jurídicos significa eliminar quase totalmente o risco de erros, ajudando seu departamento a funcionar de maneira mais tranquila e os casos a serem processados ​​da maneira mais eficiente possível. Com a RPA, a qualidade nos escritórios de advocacia é privilegiada no processo de transformação digital. 

A tecnologia RPA ajuda as equipes jurídicas removendo a interação humana para muitos processos, criando um sistema de automação de documentos para advogados que trabalham em equipes de qualquer tamanho, e facilitando a gestão jurídica dos clientes através de uma plataforma simples e intuitiva. Ao simplificar os processos, os robôs de automação ajudam os advogados a fornecer melhores experiências aos clientes e permite que eles gastem seu tempo em tarefas mais valiosas. Assim, não há dúvidas de que a RPA é uma tecnologia poderosa para aumentar a produtividade nos escritórios.

Quer saber mais sobre os benefícios da automação jurídica? Entre em contato conosco, e fale diretamente com um dos especialistas da Oystr.

Encontre o que você precisa