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Principais Perguntas

O que é RPA? 

Robotic Process Automation (RPA) é uma tecnologia que utiliza robôs de software para a realização de tarefas rotineiras e repetitivas, de maneira automatizada, simulando uma ação humana. Em nosso modelo, você manda e o robô faz. 

O que são os robôs da Oystr? 

É um software que executa uma ação semelhante ao que o humano realiza no seu dia a dia

É a mesma coisa que IA (Inteligência Artificial)? 

A resposta é não, a principal diferença entre as duas tecnologias é que os sistemas de RPA são treinados de modo a se especializar em determinadas tarefas e não para decisões complexas; já os de IA podem até prever o futuro.

O que os robôs podem fazer? 

Toda e qualquer atividade que é realizada manualmente, e de forma repetitiva e lógica e seja executada em algum site na web, exemplo, abrir uma intimação, capturar documentos e informações, fazer um protocolo, preencher um formulário, etc. 

É ERP, se tenho um robô, preciso manter meu software de gestão?

Não, os sistemas de RPA normalmente são usados para agregar em tarefas que o ERP não automatiza, como por exemplo, alimentação de andamentos, cadastro de pastas, exportação de dados e integração em sistemas terceiros. Os robôs são um facilitador das atividades realizadas no dia a dia, em que os sistemas em que a operação trabalha no dia a dia não possuem integração.

Como os robôs automatizam o trabalho?

Os robôs acessam o sistema ou o site/portal realizando os mesmos passos que um pessoa realiza manualmente com poucas diferenças:

  1. Eventualmente os robôs executam um número de passos menor que o processo manual
  2. Os robôs conseguem executar as tarefas em grandes quantidades e de forma paralela

A partir de quantos processos o RPA faz sentido? 

Não existe um número exato, mas normalmente a partir de 2 mil processos, quando alguns procedimentos começam a demandar uma equipe maior, tomam mais tempo na rotina, e uma série de repetições, sem necessitar da capacidade cognitiva do advogado, ou seja, são atividades que podem ser automatizadas. 

Preciso envolver minha equipe de TI ou terei algum custo de infraestrutura?

Não, uma das vantagens do modelo RPA da Oystr é que operamos no modelo SaaS (Software como serviço), no modelo SaaS, o fornecedor do software se responsabiliza por toda a estrutura necessária à disponibilização do sistema e manutenção, e o cliente utiliza o software via internet, então é basicamente é entrar no painel da Oystr com o seu login e senha e usar. 

Posso integrar as automações por API e agregá-las na minha solução?

Sim, todos os nossos RPAs possuem documentação de API, então se você quiser ter as automações diretamente em seu software ou serviço e não ver o nosso painel em ação, você pode integrar os robôs em seus sistema, mas para isso precisará acionar o seu time de TI ou envolver o proprietário do seu sistema de gestão, caso utilize um software de mercado. 

Em quais sistemas o RPA pode atuar? 

Em nosso formato, os robôs atuam em sistemas que possam ser acessados a partir do navegador do computador (Edge, Mozilla, Google Chrome, Opera, etc), como sites dos Tribunais, Órgãos Públicos, Sistemas Terceiros, os nossos RPAs não atuam em sistemas Desktops como um software instalado diretamente no computador. 

Preciso enviar minhas credenciais para o RPA operar? 

Sim, como o RPA simula uma atividade humana, para acessar um sistema que precise se autenticar para navegar (login e senha), o usuário terá que passar as credenciais para o robô no momento do agendamento da execução, obedecendo todas as limitações impostas naquele login.

É seguro compartilhar o login e senha para o RPA operar? 

Após agendar a execução do robô, ninguém além do robô terá acesso às credenciais, elas serão descartadas ao final da atividade. Você também pode salvar as suas credenciais em nosso cofre (Hashicorp Vault), para não ter que informá-las a cada nova atividade, neste formato as credenciais são armazenadas e criptografadas usando o padrão AES-GCM.

Como as senhas que são usadas pelos robôs ficam gravadas?

A Oystr gerencia as senhas utilizadas pelos robôs de duas maneiras:

  1. Senhas de uso único.
  2. Senhas gravadas.

Senha de uso único

As senhas de uso único são utilizadas uma única vez para cada execução. A Oystr grava a senha de forma isolada para cada cliente, juntamente com os dados que serão executados pelo robô (fila de execução) e transmite a senha para o robô no início da execução. Esta senha não fica criptografada, mas somente o pessoal autorizado tem acesso aos arquivos com as informações contendo a fila e as senhas. As senhas são mantidas em memória pelos robôs, que descartam os dados utilizados após o término da execução.

Senhas gravadas

As senhas gravadas ficam armazenadas na Oystr usando um serviço dedicado que criptografa os dados usando o padrão AES-GCM, também conhecido como “cofre” ou vault. Neste caso, a Oystr grava apenas uma referência para a senha juntamente com a fila de itens que serão executados. Imediatamente antes da execução iniciar, a senha é descriptografada e enviada ao robô para uso. Como no caso das senhas de uso único, os robôs não gravam as senhas e descartam os dados utilizados após o término da execução.

Para maior segurança, sugerimos uso de senhas gravadas!

Os robôs podem “derrubar” os sites que eles acessam?

Normalmente não. São raros os casos que os robôs da Oystr criaram alguma instabilidade nos sites acessados. Isso ocorre por vários motivos, o principal deles é que os robôs da Oystr acabam fazendo um número de requisições ao site/portal menor que o equivalente ao processo manual. Além disso, os robôs não executam na “velocidade máxima” possível, justamente para não sobrecarregar os sistemas.

Os robôs resolvem o CAPTCHA?

Sim, os robôs resolvem o captcha e algumas vezes precisam tentar mais de uma vez. Em casos raros, os robôs não conseguem resolver o captcha e o item em execução retorna com erro.

Outras questões: 

  • Toda a solução, bem como nossa arquitetura de dados, está de acordo com as normas da LGPD.
  • Todo tráfego de informação acontece em protocolo seguro criptografado (SSL).
  • Toda informação processada pelos robôs, acontece em ambiente de execução controlada.
  • A nossa infraestrutura (Google Cloud e Linode Cloud) tem proteção ativa para detectar e mitigar automaticamente ataques de negação de serviço distribuída (DDoS).
  • A comunicação sensível entre nossos serviços é feita por uma VPN segura e fechada ao acesso externo.