Você sabe quanto tempo já perdeu em tarefas repetitivas? Seu lucro sabe!

A automação surge como uma solução para impulsionar a produtividade e alavancar o crescimento dos negócios

As tarefas repetitivas são, em diversas circunstâncias, inescapáveis. De fato, o trabalho repetitivo faz parte do processo de criação de valor em muitos segmentos da economia. Observemos, por exemplo, a necessidade da execução de tarefas repetitivas na área jurídica. A rotina de um advogado é repleta de atividades como, por exemplo, consultas às movimentações processuais na internet, acompanhamento de prazos, realização de cadastros e intimações eletrônicas. Mas não pense que essas tarefas rotineiras não são importantes para o trabalho – muito pelo contrário. A questão é a quantidade de tempo gasto para realizar tantas atividades operacionais.

O avanço da tecnologia nas últimas décadas permite que, hoje, seja possível otimizar muitos processos que envolvem tarefas repetitivas. Não à toa, grandes corporações de todas as partes do mundo têm investido cada vez mais na automação, que consiste no uso de soluções tecnológicas para dispensar ou reduzir a necessidade de trabalho manual. Os ganhos em produtividade, dinamismo e gestão de tempo observados em diversas empresas após a implementação dessas soluções impactou, de modo direto, a lucratividade dos negócios. E essas vantagens são, justamente, atribuídas à automação dos processos.

Automatizar é ganhar tempo

Atualmente, a tecnologia já otimiza o dia a dia em fábricas, escritórios, consultórios, comércios e tantos outros tipos de negócio mundo afora. O fato é que manter processos manuais pode aumentar as chances de retrabalho, de falhas, e, em muitos casos, sobrecarregar os colaboradores. Esses fatores prejudicam a produtividade, e podem facilmente serem evitados aplicando ferramentas de automação. E, afinal, que executivo ou gestor não almeja uma equipe produtiva e eficiente?

Voltando ao contexto dos escritórios de advocacia, é evidente a necessidade de uma boa gestão de tempo no dia a dia. O trabalho do advogado envolve muita produção intelectual e entendimento das necessidades do cliente. Para que o profissional possa desempenhar sua função de maneira estratégica, agilizar os processos de forma inteligente pode ser a melhor saída para economizar tempo e dinheiro. Aliar o conhecimento jurídico às soluções inovadoras proporciona, além de profundas vantagens competitivas, um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Potencializando resultados através da automação

Entre as soluções tecnológicas voltadas à automação de processos, a RPA, do inglês, Robotic Process Automation, aparece com destaque. Essa tecnologia imita a maneira como os humanos interagem com softwares para executar tarefas repetíveis de alto volume. Os robôs inteligentes têm ganhado espaço na área jurídica, onde a demanda por tarefas repetitivas é grande. A RPA é considerada uma solução valiosa nesse contexto, e promete potencializar o desempenho dos escritórios de advocacia.

Em qualquer contexto, o apoio dos robôs inteligentes serve para diminuir o tempo gasto em tarefas repetitivas, deixando as equipes livres para focarem em atividades de maior valor estratégico para a organização. Além disso, contar com a RPA implica em redução de custos, agilidade nos processos e aumento da eficiência e produtividade. Em um mercado definido pelo alto dinamismo, contar com essas vantagens associadas à implementação da RPA, e ter tempo para pensar no core bussiness, é crucial para o sucesso dos negócios. Você pode não saber quanto tempo já perdeu em tarefas repetitivas. Mas, o seu lucro, certamente, sabe.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de acompanhar nosso blog!

Encontre o que você precisa