A tecnologia deve se fazer cada vez mais presente nos escritórios de advocacia no próximo ano
Seja nos departamentos jurídicos das empresas ou nos escritórios de advocacia, melhorar a eficiência, reduzir os custos e liberar o tempo dos advogados continuará no radar de executivos e gestores do segmento jurídico. E com o final de 2022 à vista, já é possível vislumbrar algumas das tendências que devem ganhar força para impulsionar o desempenho dos profissionais da área. É claro que traçar um cenário para o próximo ano com precisão é uma tarefa difícil, porém, uma coisa é certa para 2023: a tecnologia deve seguir em alta no mercado.
Nos últimos anos, a tecnologia se popularizou amplamente no ambiente corporativo. Isso porque as soluções tecnológicas modernas oferecem alternativas mais baratas e eficientes para otimizar a rotina dos mais variados segmentos da economia. Quando falamos da tecnologia no segmento jurídico, por exemplo, esse movimento não foi diferente – sistemas de gestão, aplicativos de comunicação e os robôs de automação agora fazem parte do dia a dia de muitos advogados. E em um setor onde a produtividade é um fator tão importante para o sucesso, espera-se que 2023 marque o ano da guinada da tecnologia nos departamentos jurídicos e escritórios de advocacia.
Monitoramento inteligente de processos judiciais
Os advogados precisam fazer buscas constantes nos sites de tribunais e diários oficiais para acompanhar os prazos para petições e o andamento geral das causas na defesa dos interesses de seus clientes. Acontece que esse processo, feito a partir dos métodos tradicionais, toma muito tempo dos profissionais da área, resultando em uma defesa menos dinâmica e proativa. Por isso, a partir do próximo ano, os robôs de monitoramento devem se firmar ainda mais como aliados indispensáveis da advocacia, facilitando o dia a dia dos profissionais e garantindo uma atuação mais segura e eficiente para os escritórios e departamentos jurídicos.
Alimentação de sistemas automatizada
Assim como o monitoramento de processos, alimentar sistemas também é uma tarefa rotineira na vida de um advogado. É muito comum que clientes solicitem atualizações constantes dos sistemas internos aos escritórios conveniados com informações dos tribunais sobre o andamento dos processos. Muitas vezes, o advogado encarregado ainda precisa realizar o encerramento de pastas, postagens de documentos, solicitação de pagamento de custas, entre outras atividades. Essas demandas podem consumir grandes quantidades de tempo dos profissionais nos escritórios, mas com o apoio dos robôs de alimentação, que automatizam esse processo, essa tarefa pode ser feita rapidamente e de forma eficiente. Assim, a procura por essas soluções deve crescer no próximo ano!
Captura e leitura automática de intimações
A captura de intimações eletrônicas nos sites dos tribunais é mais uma tarefa repetitiva que prejudica a produtividade nos escritórios. Além disso, a pesquisa manual expõe os profissionais a possíveis erros operacionais, que muitas vezes podem gerar prejuízos absolutamente indesejáveis. Em 2023, certamente muitos escritórios vão recorrer à RPA para otimizar essa demanda. Isso porque os robôs de intimação são capazes de realizarem buscas automáticas nos diários oficiais e sites dos tribunais, capturando rapidamente as intimações eletrônicas de interesse dos clientes do escritório. Dessa forma, os advogados têm em mãos uma ferramenta poderosa que facilita a rotina de trabalho e ainda garante uma atuação de alto nível para o cliente.
Não há dúvidas que a automação é uma prática que se encontra em pleno crescimento no segmento jurídico e, ao que tudo indica, em 2023 mais escritórios de advocacia e empresas devem aderir às soluções automatizadas. O mercado da advocacia – notoriamente conhecido pelo alto dinamismo e pela competitividade – deve crescer ainda mais à medida que soluções inteligentes são implementadas em mais escritórios.
A tecnologia, portanto, deve ter um papel fundamental em impulsionar a produtividade e os resultados nos departamentos jurídicos e escritórios de advocacia.