RPA: uma ferramenta intuitiva e automática

Com o apoio da tecnologia, empresas de segmentos variados podem aperfeiçoar a execução de seus processos internos

O objetivo principal da tecnologia no universo corporativo é auxiliar as empresas na rotina operacional, seja na execução de processos ou na segurança e integridade dos dados. Assim, os gestores utilizam tais recursos tecnológicos como apoio para aperfeiçoar as atividades operacionais e, também, os produtos e serviços ofertados. Até mesmo por isso, a adoção dessas soluções pelas companhias é tão importante.

Na verdade, o investimento em tecnologia, bem como uma mudança cultural e de mindset voltada à inovação são fundamentais na atualidade para as empresas conseguirem crescer e seguirem relevantes. Frente ao cenário de mudanças contínuas e grande concorrência, adotar soluções tecnológicas que maximizem a produtividade das empresas com eficiência e agilidade é imprescindível.

Nesse contexto, a utilização de tecnologia RPA, Automação Robótica de Processos, no ambiente corporativo tornou-se extremamente necessária. A solução, bastante popular no segmento jurídico, vem ganhando espaço também em outras áreas como bancária e contábil devido às vantagens proporcionadas e usabilidade da ferramenta, que otimiza o trabalho das equipes, permitindo, assim, o aumento de produtividade sem elevar os custos substancialmente.

Customização e eficiência

Nos escritórios de advocacia, existem muitos processos repetitivos e burocráticos que tornam a rotina dos advogados exaustiva. Exatamente por isso, o apoio da automação nesses processos tem sido fundamental. No entanto, tal qual no universo jurídico, vários outros setores também tem um grande fluxo operacional de processos repetitivos, que dificulta a atuação dos colaboradores de forma ágil e eficiente.

Assim, tais empresas também podem adotar a automação robótica de processos no dia a dia. Uma das grandes vantagens da solução é sua capacidade de customização. Ou seja, é possível desenvolver robôs personalizados para vários negócios e funções. Com isso, além de automatizar departamentos, os robôs podem substituir a atuação humana dessas demandas operacionais.

Obviamente, não é possível automatizar todas as tarefas de uma empresa, mas, em alguns casos, a RPA consegue automatizar até 80% do fluxo operacional, o que demonstra o quanto ela pode impactar positivamente os negócios. Com a otimização, as equipes ganham em eficiência na execução, redução de falhas e, principalmente, tempo para se dedicar a outras tarefas que precisam de apoio humano, por exemplo.

Por fim, vale destacar mais uma vez que a RPA é uma ferramenta de fácil uso e que pode mudar completamente a realidade do seu negócio. Além de ganhar em eficiência, redução de custos e produtividade, seu negócio torna-se mais competitivo, tendo, inclusive, melhores condições de se adaptar às mudanças do mercado e a grande competitividade.

Encontre o que você precisa