Robôs podem ajudar na gestão do contencioso em um escritório de advocacia?

Advogados sabem que, tão importante para as finanças do escritório quanto buscar novos clientes e áreas rentáveis, é a gestão do contencioso.

Uma má administração da atuação nos processos judiciais pode trazer erros, perda de dinheiro (tanto para o escritório quanto para as partes) e clientes frustrados.

Neste artigo, vamos entender como se dá a implementação de uma ferramenta que traz qualidade, eficiência e redução de custos na gestão do contencioso: os robôs jurídicos customizados.

 

Gestão do contencioso: necessidade ainda maior diante da realidade processual no Brasil

Segundo o último relatório Justiça em Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao fim do ano de 2018, o Poder Judiciário acumulava 78,7 milhões de processos em tramitação.

O tempo médio que um processo leva até sair a primeira sentença, no 1º grau, é de 6 anos nas Varas Estaduais, e 8 anos nas Varas Federais.

Analisando dados como esses, fica claro o quanto o ofício do advogado requer habilidades de gestão estratégica de processos,  entre tantas outras habilidades. Afinal, é preciso manter a sustentabilidade financeira do escritório e manter a transparência com o cliente durante o trâmite processual.

 

Advogados e rotinas administrativas e processuais: uma combinação que merece ser repensada

Faça um exercício consigo mesmo: pense em todas as atividades que você realiza no seu dia a dia como advogado.

  • Quantas delas requerem o conhecimento que você obteve na faculdade e nos estudos e experiências complementares?
  • E quanto tempo você passa fazendo essas coisas, em comparação com o tempo que passa atendendo, buscando novos clientes, ou realmente usando sua expertise jurídica?

A menos que seu escritório já tenha um aparato tecnológico que permita a automação de tarefas, provavelmente você chegou à conclusão de que gasta boa parte do seu dia fazendo coisas que poderiam ser feitas por outra pessoa sem formação em Direito e inscrição na OAB, ou por uma ferramenta digital

Ou, talvez, seu escritório conte com uma estrutura de colaboradores grande o suficiente para poder distribuir as atividades e tirar dos advogados a carga de rotinas administrativas e processuais. Neste caso, estas equipes e atividades também poderiam ter seu funcionamento e custos enxugados, com a incorporação de tecnologias customizadas.

 

Como os robôs jurídicos podem ajudar na gestão do contencioso

A incorporação de robôs jurídicos e plataformas pode aumentar a retenção de demanda em escritórios, evitando sobrecarregar a equipe ou aumentar outros gastos.

Na medida em que atividades como protocolo, movimentações processuais, monitoramento de prazos e abertura de intimações em lote são retiradas da rotina dos advogados, relocando seu tempo e energia para os atendimentos, reuniões, peticionamento e elaboração de fundamentação jurídica, aumenta-se a capacidade e qualidade do trabalho.

A automação robótica de processos (ou RPA, sigla para Robotic Process Automation) propicia a programação de robôs especificamente de acordo com as necessidades do escritório.

Hoje, vários escritórios de advocacia já adaptaram seus departamentos e modo de trabalho para incluir robôs jurídicos no processo de protocolo e acompanhamento processuais, e até mesmo na informação aos clientes.

Os advogados “de carne e osso” entram em momentos pontuais do fluxo: atendendo os clientes (fase pré-processual), criando as teses jurídicas, revisando peças, conversando com os clientes em atos mais sensíveis do processo, ou em quaisquer outros casos em que a automação não é possível ou benéfica.

Enquanto isso, os robôs também vão controlando os prazos e despesas, assegurando um melhor controle dos processos e evitando erros e perda de prazos.

Dessa forma, o foco fica no core business do escritório e nas competências que levam a relacionamentos bem sucedidos entre cliente e advogado.

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