Soluções tecnológicas auxiliam escritórios de forma estratégica com a automação de processos
O debate sobre a participação dos robôs na advocacia caminha para ser superado. Apesar das intensas discussões a respeito do assunto, hoje sabemos que tais recursos não possuem o propósito de tomar os postos de trabalho dos advogados. Na verdade, apesar de desempenharem um número variado de funções e seguirem em constante atualização, os robôs possuem limitações e não podem desempenhar outras funções como sustentações orais, por exemplo.
A vantagem da automação robótica no setor jurídico é que os robôs atuam como assistentes dos advogados exercendo funções meramente operacionais e que não envolvem características subjetivas. Assim, eles conseguem perfeitamente acompanhar movimentações processuais, prazos e navegar pelos sistemas dos tribunais coletando informações para o escritório. Dessa forma, as equipes ficam livres para atuarem em outras frentes de trabalho que demandem a atuação humana.
Tempo e eficiência
Administrar o tempo de forma inteligente é sempre um desafio nos escritórios. A alta carga de trabalho torna, praticamente, impossível que os profissionais consigam manter uma rotina de trabalho ágil e produtiva. Outro ponto importante é a eficiência na execução dos processos. Sabemos que, em relação aos robôs, os humanos são mais lentos e falham mais vezes que as máquinas na realização de tarefas operacionais repetitivas.
Se não investir em soluções tecnológicas para minimizar tais problemas, os escritórios podem ter grandes prejuízos financeiros e até perda de clientes. Por isso, o apoio da RPA é tão necessário. Com a implementação da ferramenta, os robôs desempenham essas tarefas operacionais com agilidade e eficiência, reduzindo não apenas falhas, mas também custos com mão de obra, uma vez que alguns escritórios contam com equipes exclusivas para a realização dessas tarefas.
Tecnologia é uma necessidade
Nos últimos anos, o investimento em tecnologia cresceu bastante. Com as empresas focando na transformação digital de seus ambientes de negócios, ficou evidente que a jornada digital deixou de ser apenas uma mera opção dos gestores e tornou-se uma grande necessidade para as companhias seguirem avançando, conquistando espaço e se modernizando.
Assim como os demais segmentos, o universo jurídico também vem passando por grandes transformações. Nesta perspectiva, a implementação da RPA está acontecendo em larga escala, pois muitos escritórios perceberam a necessidade de automação de suas atividades para seguirem competitivos no mercado. Mas não apenas isso, o investimento na solução também é para permanecem relevantes para sua base de clientes, que a cada dia fica mais exigente.
Dessa forma, diante das mudanças no perfil do público e da enorme demanda de trabalho, os robôs são a melhor opção para que os escritórios consigam atender todas as suas necessidades da melhor forma e sem comprometer a qualidade dos trabalhos. Por fim, vale reforçar mais uma vez que a RPA tem um papel fundamental na automação dos escritórios e a ferramenta deve seguir em evidência pelos próximos anos.