A Era do sucesso digital

Poderíamos começar falando diretamente a respeito de todas as tecnologias
disponíveis no mercado jurídico como se fosse uma realidade absolutamente
distante de todos. Ou como se fosse algo do mundo das ideias, ou ainda, de
algum filme de ficção científica.
Mas infelizmente os empresários do mundo todo estão preocupados em como
manter o seu negócio funcionando em meio a uma pandemia como a que
atravessamos. E é disso que temos obrigação de falar.
A notícia boa é que quem já de alguma forma veio ao longo do tempo
construindo um escritório digital, consegue atravessar este momento de
confinamento sem prejuízo das atividades da banca.
Como assim?
Como atender os clientes com qualidade?
Como manter o negócio jurídico sem redução drástica de faturamento?
E talvez ainda, como crescer na crise?
Como dizem: “Em toda crise, uns choram e outros vendem lenços”.
E como estar preparado para estão ao lado dos que vendem lenços?
Claro que quem pensou em gerir o seu escritório de forma 100% digital no
passado e hoje já possui um escritório sem papel, com controladoria jurídica
implantada e funcionando, colhe os frutos de poder estabelecer o trabalho em
regime de home office de forma muito tranquila.
E temos visto muitos escritórios trabalhando em home office sem prejuízos.
Mas esta não é a realidade da maioria das bancas. A maioria está com muitas
dificuldades e principalmente ainda não sabem como tirar o maior proveito das
tecnologias disponíveis.

A advocacia não para

Normalmente as crises como esta que atravessamos prejudica o negócio e
pode culminar em sua derrocada definitiva, mas desta vez será diferente. Pelo
menos para o empresário ou gestor jurídico que abriu os olhos para a gestão
de forma on line.
Muitas pessoas na quarentena estão obrigadas a fecharem suas portas para
impedir o fluxo de pessoas. Contudo, não se encerraram as lides ou os
serviços jurídicos. Muito pelo contrário.
As pessoas não deixaram de consultar seus advogados para saber, por
exemplo, como vão regularizar as questões trabalhistas durante este período.
Vão antecipar férias, como regular o tele trabalho? Quem vai responder estas
questões é o advogado da empresa. E outros setores tiveram suas demandas

mantidas ou até aumentadas, como os setores de serviços essenciais. Terão
aumento de demanda sim. O advogado que atua na área da saúde, do Direito
administrativo. As bancas que atuam para os supermercados, farmácias,
hospitais, todos possuem demandas diariamente. E não somente eles, a
própria advocacia previdenciária. Nunca a manutenção ou busca de um
benefício foi tão necessária. Ainda outras áreas como o direito militar, que
estão trabalhando nas ruas pela segurança do cidadão, e muitas outras área
de concentração do Direito.

Controladoria Jurídica Digital

Este título é quase um pleonasmo, porque uma Controladoria Jurídica deve ser
digital. E é a primeira vez na história da advocacia, na história da gestão da
produção jurídica, que esta crise mostra a importância da gestão como um todo
e principalmente a gestão da produção jurídica e a existência da Controladoria
Jurídica. É a nossa hora de mostrar o nosso valor.

Seu negócio jurídico totalmente digital

Você falou antes da Controladoria jurídica e depois do negócio como um todo?
Seria já um passo de implantação da gestão de dentro para fora? Sim.
Hoje a gestão da produção deve ser digitalizada. Agora! Não podemos esperar.
Depois da pandemia o escritório pode pensar em digitalizar as outras áreas.
Que vamos perceber que já são digitais, como a área financeira do escritório.
Certamente os pagamentos já são feitos de forma on line.
Apenas o coração da operação ainda é analógica em muitos escritórios.
Infelizmente.
Todas as etapas da atuação podem ser digitais? A resposta é “Sim”. Como? Eu
preciso fazer um aditivo do meu contrato e o cliente tem que assinar.
Atualmente existem diversas plataformas de assinatura eletrônica como
Contraktor e muitas outras.
Desta forma, chegou a hora de você investir no digital, desde o marketing, área
financeira da banca, software de gestão, robôs de automação, scanners,
tokens, etc.

Inovação e tecnologia para superar a crise e crescer
Parece bem óbvio, mas alguns sujeitos da advocacia ainda não estão vendo,
ou simplesmente desconhecem toda a tecnologia que já está disponível no
mercado jurídico, e pasmem, a um preço acessível.
Sim, existem muitas ferramentas de inovação e tecnologia que você nunca
imaginou. Como os robôs de automação. Os robôs dos painéis do Tribunais,
robôs que fazem protocolos, robôs de andamentos, de movimentações. Não
apenas jurídicos, mas pré-jurídicos também. Plataformas de acordo
robotizadas. Robôs que consultam depósitos, baixam documentos de sistemas

de clientes, atualizam andamentos. A Oystr é uma das empresas pioneiras do
ramo, e possui mais de 300 (trezentos) robôs de automação. Isto mesmo +300!
Você aí sentado na sua cadeira pode pensar que estes robôs não são para a
sua operação jurídica. Aí é que você se engana.
Aliás, quem imaginava há alguns meses que o mundo estaria em quarentena
hoje. Todos confinados e prazos suspensos. Então acredite, a tecnologia e os
robôs são para você sim. Principalmente agora que o trabalho realizado pelos
colaboradores é estratégico, gerencial, vamos deixar o trabalho um pouco mais
repetitivo para a tecnologia, para a automação.

Tudo isto, certamente vai te transformar e transformar a sua empresa jurídica
não apenas para atravessar a pandemia mas para uma nova era. A era do
sucesso digital, estaremos do lado dos que vendem lenços e assim
transformaremos a crise em oportunidade para sermos melhores, mais
eficientes e muito mais digitais.

Encontre o que você precisa