5 motivos pelo qual a tecnologia pode se tornar a maior aliada do seu negócio

A participação da tecnologia no cotidiano operacional das empresas é ampla e abre portas para contribuições indispensáveis nos dias de hoje

O ano de 2020 representou uma entrada quase que obrigatória de grande parte das empresas para uma realidade em que a tecnologia cumpre uma função essencial de automatização de processos. Não se trata de um componente secundário ou que pode ser postergado, pelo contrário, o próprio conceito de Robotic Process Automation (RPA) tem consolidado uma mentalidade positiva de que a inteligência digital pode e deve ser disseminada no âmbito interno. 

Pensando nisso, separamos cinco tópicos cuja relevância simboliza o que a tecnologia tem a oferecer. Claro, existem outras vantagens igualmente importantes, mas essas ilustram com fidelidade um caminho promissor e alinhado com a tão desejada transformação digital, objetivo compartilhado por uma grande quantidade de organizações nacionais. 

 

 

1. O impacto sobre a comunicação

Quando se busca compreender o insucesso de determinado projeto, poucos levam em consideração a influência negativa de uma comunicação fragilizada entre os colaboradores. Isso também se estende para a atuação dos profissionais no dia a dia de trabalho. Não há como negar a importância de uma comunicação ágil e de acesso democrático a todos os envolvidos no ambiente corporativo. 

A tecnologia possibilita essa mudança bem-vinda na interatividade das pessoas, com ferramentas elaboradas justamente para facilitar a troca de informações sem ruídos ou desencontros que comprometem o alinhamento estratégico das equipes. 

 

 

2. Otimização de processos minimiza ocorrência de erros

Ao pensarmos na implementação tecnológica, uma das primeiras coisas que vem ao imaginário popular, certamente, é a digitalização de procedimentos que em outros tempos seriam conduzidos de forma manual. Hoje, os motivos para realizar movimentações nesse sentido são numerosos e justificam o investimento em soluções de tecnologia. 

O RPA atua diretamente em um aprimoramento processual que torna enxuta a margem para erros e falhas críticas que seriam comuns em uma organização pouco amadurecida no campo digital. A máquina visa, acima de qualquer coisa, simplificar a vida do gestor e seus profissionais, com processos automatizados que oferecem muito mais agilidade e assertividade.

 

 

3. Redução de custos e aliada das finanças

Dentro do cenário empresarial, existe uma concepção equivocada de que tecnologia é sinônimo de custos exacerbados e fora do escopo da grande maioria das empresas. Isso não é verdade. Plataformas escaláveis, personalizadas, que se adequam às necessidades apresentadas por cada organização, estão disponíveis atualmente. 

Inclusive, o resultado pode se mostrar reverso e bastante proveitoso. Com a automatização de processos, além dos ganhos produtivos, gastos desnecessários serão cada vez mais raros na rotina do gestor, bem como os custos direcionados para a contenção de erros originados por sistemas manuais. 

 

 

4. A relação da tecnologia com a produtividade

Quem nunca se deparou com aquele pensamento de que a tecnologia chegou para substituir o profissional e ocupar seu lugar? Felizmente, esse tipo de julgamento tem sido desmistificado na prática, mas ainda é importante abordar o tema de modo claro e objetivo.

A máquina atua, especialmente, na digitalização de atividades repetitivas e exaustivas se direcionadas para as pessoas. É sobre liberar os colaboradores para tarefas subjetivas e estratégicas, que os valorizem no cotidiano operacional. Isso reflete em uma cultura em que a produtividade é impulsionada constantemente, por meio de políticas de valorização humana.

 

 

5. Melhor controle de qualidade de entrega

Por fim, não podemos deixar de citar o papel exercido pela tecnologia para uma maior compreensão sobre a real efetividade dos métodos adotados. O que está ou não funcionando? Qual é a receptividade das personas estabelecidas para determinada estratégia traçada? 

Esse embasamento técnico, somado ao uso inteligente dos dados armazenados, transforma completamente a relação da empresa com seus clientes e o próprio controle de qualidade das entregas. Afinal, a tecnologia tem como objetivo maior facilitar e simplificar a vida das organizações e seus profissionais, que com o suporte da inovação, podem protagonizar o avanço e o sucesso dos negócios.

 

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