Nos siga nas redes socias!

A inovação jurídica como um diferencial competitivo (parte 1)

A inovação jurídica como um diferencial competitivo (parte 1)

Primeiro, o que é Inovação Jurídica?
É o processo de adaptação que a advocacia e o Direito estão passando ao compreender e integrar novas tecnologias e metodologias, construindo uma nova forma de exercer a profissão, necessitando de novas habilidades e novos conhecimentos.

Por que ela é importante?
A forma de exercer a advocacia mudou muito nos últimos anos, especialmente durante o período da pandemia, que acelerou muito processos que já estavam em curso mas que levariam ainda anos para estarem consolidados. Quando falamos de tecnologia, não estamos falando de grandes novidades ainda sendo compreendidas, como o metaverso ou as NFT’s, mas coisas como assinaturas digitais, videoconferências, softwares juridicos, big data, automações processuais e muitas outras.

Mas, muito além de gerar montanhas de dados e análises, a inovação jurídica traz benefícios que vão além da economia de papel. Ela cria um ambiente onde tarefas repetitivas são delegadas a sistemas automatizados – os robôs – que podem fazer protocolos, buscar intimações, alimentar sistemas e muitas outras tarefas sem que haja ação humana que não seja na especificação da atividade. Ou seja, clibera a equipe para trabalhos estratégicos reais, e faz o tempo andar a seu favor.

O fluxo de trabalho, com o uso de softwares, fica muito mais fluido entre as equipes, pois com gargalos reduzidos e informações disponíveis em tempo real, a interação entre as pessoas fica muito menos travada, oferecendo maior eficiência e resultados mais assertivos.

E podemos citar ainda o maior controle de informações, ao mesmo tempo que a agilidade nas ações tomadas de decisão se tornam cruciais em tempos tão acelerados quanto o nosso. Segurança na hora de utilizar as informações, bem como ter panoramas extensos e precisos sobre os trabalhos sendo desenvolvidos são algumas das vantagens que a invoação juridica traz.

Com os clientes, o atendimento virtual e as videoconferências são ferramentas que evitam deslocamentos desnecessários, fora que com os processos sendo plenamente digitais, as cópias em PDF dos documentos podem ser examinadas e validadas digital e remotamente, tendo a mesma validade de cópias físicas.



Warning: Missing argument 1 for get_wp_user_avatar(), called in /home/oystr/www/wp-content/themes/oystr/single.php on line 76 and defined in /home/oystr/www/wp-content/plugins/wp-user-avatar/deprecated/wp-user-avatar/includes/wpua-functions.php on line 30

Paulo Romeiro