Nos siga nas redes socias!

Sabe como os melhores escritórios de advocacia se tornaram os melhores?

Sabe como os melhores escritórios de advocacia se tornaram os melhores?

Olhar para o topo e ver que ali estão os grandes escritórios de advocacia é algo corriqueiros: grandes casos, processos famosos, nomes de peso e um RH que pode se dar ao luxo de selecionar apenas os melhores candidatos dentre os que já eram os melhores. Mas chegar nesse local não é uma tarefa simples, mas um trabalho focado, diário e persistente, fruto de uma série de decisões acertadas da diretoria e de colaboradores inteligentes. Nesse meio, que é extremamente competitivo, podemos perceber que estes grandes escritórios tem algumas coisas em comum.

1 – Organização do futuro
Ter objetivos claros, metas alcançáveis e quantificáveis, e saber recusar trabalhos que não estejam dentro do que a empresa enxerga como paret de seu escopo de trabalho, é uma das formas mais usadas pelos grandes escritórios. É o chamado PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, e ele não funciona se a empresa deixá-lo apenas no powerpoint.

O planejamento estratégico é isso: uma série de metas orientadas que organizam o futuro e permitem ações de longo prazo, e que facilita muito na hora de traçar os objetivos mensais e anuais para cada colaborador.

2 – O Melhor Time
Uma equipe lapidada e treinada, motivada e habilidosa, com pessoas de diferentes inclinações e personalidades, mas todas elas engajadas em fazer seu dia a dia o mais produtivo possível. O que para algumas empresas é um sonho, para esses grandes escritórios é uma realidade que levou muito tempo para ser alcançada.

E foi alcançada através de decisões, treinamentos, valorização do pessoal, e uma excelente liderança – que sabe delegar tarefas sem sobrecarregar ninguém, o que aumenta sensivelmente a produtividade.

2 – Liderança que entrega
Foi-se o tempo onde os gerentes apenas mandavam – hoje, os gestores são pessoas que conseguem inspirar seu pessoal, e engajar as pessoas em executar com excelência e foco, sem causar excessos e sem desprestigiar os esforços de cada um.

Saber liderar com foco em resultados, sabendo fazer feedbacks frequentes e um interesse real no desenvolvimento dos seus liderados é a melhor forma de trazer resultados irretocáveis. A soma de uma liderança humana e uma equipe de alta performance sempre fornece resultados positivos.

4 – Inovação
Muito mais que apenas o uso dos melhores softwares jurídicos, a inovação está presente em novas formas de pensar processos, abordagens, interpretações e o uso de ferramentas de automação processual.

Por exemplo, quando um escritório coloca RPA’s para fazerem os trabalhos repetitivos, otimiza o tempo da sua equipe, evita retrabalhos e checagens desnecessárias e libera seu pessoal para tarefas estratégicas.

5 – Gestão digital
Tecnologia não é mais uma opção para escritórios de advocacia – não é mais possível gerenciar clientes e processos com agendas e planilhas manuais ou separadas. É preciso saber que a gestão digital é essencial para a excelência nas entregas.

Por isso, ter acesso a informações de maneira rápida e assertiva, sem erros e retrabalhos é de vital importância. Ter datas atendidas, intimações, movimentações e protocolos de forma automática e assertiva, bem um software jurídico na gestão das informações gerais são bons pontos de partida rumo ao topo.

Os melhores são os melhores por uma razão, e uma delas é saber usar os recursos atuais a seu favor – e eles não são apenas novas metodologias e desenvolvimentos intelectuais: passam pelo emprego de tecnologias que elevem não apenas a capacidade da sua equipe, mas também a maneira como ela usa o seu tempo.



Warning: Missing argument 1 for get_wp_user_avatar(), called in /home/oystr/www/wp-content/themes/oystr/single.php on line 76 and defined in /home/oystr/www/wp-content/plugins/wp-user-avatar/deprecated/wp-user-avatar/includes/wpua-functions.php on line 30

Paulo Romeiro