Nos siga nas redes socias!

RPA no mundo jurídico: como a automação impacta a rotina dos profissionais

RPA no mundo jurídico: como a automação impacta a rotina dos profissionais

Adoção de soluções de automação nos escritórios vem promovendo impactos significativos na rotina operacional das equipes e nos resultados das empresas

Com o avanço da transformação digital no universo jurídico, os escritórios de advocacia tornaram-se, ao longo dos anos, mais eficientes e produtivos. O investimento em soluções tecnológicas, como a RPA, mudaram, substancialmente, a forma de atuação dos advogados. Antes, atuando grande parte do dia no desempenho de tarefas operacionais, agora os profissionais direcionaram seu foco de atuação para a coordenação de projetos e outras demandas mais estratégicas relacionadas, efetivamente, ao core business do negócio.

O apoio da RPA aos escritórios tem sido fundamental, principalmente se levarmos em conta o atual cenário mercadológico, marcado por mudanças frequentes e elevada competitividade. Aliado a isso soma-se, ainda, a situação pandêmica, que alterou a dinâmica de trabalho nas empresas. Diante de todos esses desafios, alguns intempestivos, a solução de automação robótica de processos é uma das melhores soluções para auxiliar as empresas a superarem tais desafios.

Qualidade nas entregas

O número elevado de processos repetitivos é um grande obstáculo à atuação eficiente dos profissionais. Além de consumir tempo e recursos, sobrecarrega e reduz a produtividade dos escritórios, comprometendo, assim, o desempenho das equipes. Com uma atuação limitada e enrijecida pelo acúmulo de tarefas operacionais, os colaboradores são os mais prejudicados.

A superação desses obstáculos passa, inevitavelmente, pela utilização da RPA no cotidiano operacional dos escritórios. Além de automatizar o fluxo operacional, a solução proporciona um controle maior na execução de cada etapa, elevando a qualidade do serviço do início ao fim. A redução de falhas e atrasos na entrega são outras vantagens da ferramenta, resultando, evidentemente, em uma qualidade ainda maior nas entregas.

Produtividade e redução de custos

Outro ponto fundamental na estratégia de expansão dos escritórios é o aumento de produção sem elevação de custos. De forma manual, aumentar a produtividade implica, geralmente, na elevação de despesas, seja com contratações ou aquisição de materiais. Dessa forma, qualquer projeto de crescimento precisa não apenas ser minimamente planejado, mas acompanhado de investimentos em tecnologia.

O uso de ferramentas de automação, por exemplo, possibilita uma redução de custos significativa sem prejuízo algum para a qualidade dos serviços. Enquanto os robôs atuam na realização de tarefas repetitivas, como movimentações processuais e acompanhamento de prazos, os colaboradores podem se dedicar a outras demandas mais urgentes. Assim, os escritórios economizam tempo e aumentam a produtividade das equipes sem elevar os custos da operação, uma vez que os robôs são mais ágeis, eficientes e prescindem de grandes investimentos.

Por fim, a utilização de tecnologia RPA nos escritórios de advocacia promove um avanço significativo na dinâmica de trabalho dos profissionais. A automação de processos proporciona maior liberdade às equipes, assim como aos gestores, para direcionarem os times para funções e tarefas de valor estratégico para as companhias. Com isso, além de otimizar o ambiente, as empresas tornam-se mais competitivas e eficientes.



Warning: Missing argument 1 for get_wp_user_avatar(), called in /home/oystr/www/wp-content/themes/oystr/single.php on line 76 and defined in /home/oystr/www/wp-content/plugins/wp-user-avatar/deprecated/wp-user-avatar/includes/wpua-functions.php on line 30

Paulo Romeiro