Nos siga nas redes socias!

Qual é o impacto da RPA a longo prazo?

Qual é o impacto da RPA a longo prazo?

A implementação da automação robótica traz benefícios desde o início, mas resultados tendem a aumentar ainda mais no decorrer dos anos

Não há dúvidas de que a tecnologia impactou positivamente o ambiente de negócios. No cenário jurídico, a adoção de recursos tecnológicos abriu espaço para uma transformação no setor, que o tornou mais competitivo e eficiente. Uma das soluções mais utilizadas nos escritórios, a RPA – Automação Robótica de Processos – tem sido uma das principais aliadas dos gestores na otimização de processos.

Com o apoio da RPA, os departamentos jurídicos conseguem automatizar enormes fluxos de atividades operacionais repetitivas sem grandes dificuldades. O uso de robôs para realizar tais funções tornou-se necessário, justamente, porque grande parte das tarefas não possuem valor estratégico para as empresas, sendo meramente burocrática, como acompanhamento de prazos, protocolos e navegação em sistemas jurídicos, prescindindo, portanto, da atuação humana.

Neste aspecto, a implementação da RPA nos escritórios não significa apenas a adoção de mais uma ferramenta. O real impacto da solução no cotidiano operacional das equipes é enorme e gera benefícios desde o início. Com a automação robótica, é possível automatizar em até 80% o fluxo de processos repetitivos, permitindo, assim, que as equipes foquem em outras demandas mais importantes.

Apesar dos impactos da RPA serem percebidos desde o início, eles tendem a ficar ainda mais evidentes a longo prazo. A redução de custos com infraestrutura, contratação e outras despesas operacionais é, certamente, um dos maiores benefícios. Além disso, a redução de falhas, outra vantagem da automação, evita que as empresas se exponham a riscos desnecessários e, a longo prazo, ajuda na construção da imagem dos próprios escritórios.

A RPA promove um impacto em todo o escritório de forma objetiva e subjetiva. Para além da automação de processos, a eficiência da solução ajuda as empresas a elevarem a qualidade dos serviços ofertados, ganharem competitividade e posicionarem-se como referência em inovação. Diante do cenário de grande competitividade, tais características são fundamentais para atrair a atenção de novos clientes.

Por fim, não há dúvidas de que a tecnologia RPA é uma das principais aliadas dos escritórios na automação de processos repetitivos. Com o auxílio dos robôs, os escritórios têm maior autonomia para direcionar as equipes para demandas mais urgentes, otimizando toda a produção sem qualquer prejuízo à qualidade das entregas. E esses benefícios podem ser percebidos desde os primeiros dias de implementação da ferramenta, mas principalmente a longo prazo.



Warning: Missing argument 1 for get_wp_user_avatar(), called in /home/oystr/www/wp-content/themes/oystr/single.php on line 76 and defined in /home/oystr/www/wp-content/plugins/wp-user-avatar/deprecated/wp-user-avatar/includes/wpua-functions.php on line 30

Paulo Romeiro