Nos siga nas redes socias!

Impacto dos robôs no segmento jurídico é diferencial estratégico muito importante

Impacto dos robôs no segmento jurídico é diferencial estratégico muito importante

A utilização de soluções tecnológicas tem provocado mudanças positivas no segmento 

Não é novidade que a tecnologia RPA, Automação Robótica de Processos, virou tendência no segmento jurídico. A adoção de recursos tecnológicos para otimizar o dia a dia das equipes provocou grandes mudanças na rotina de atividades dos advogados. Conhecidos pelo elevado número de trabalho operacional, os escritórios jurídicos vêm apostando na transformação digital para mudar essa realidade e tornarem-se mais competitivos e de acordo com as expectativas do mercado.

Nesta perspectiva, o investimento em tecnologia não só é importante, mas também necessário. Para enfrentar as constantes mudanças no ambiente de negócios provocadas, em parte pelo avanço tecnológico e mudanças no perfil do público, as empresas precisam usar a tecnologia como aliada estratégica nesta disputa pela atenção dos clientes. Por isso, a adoção de robôs de automação é uma grande oportunidade para as empresas jurídicas tornarem seus serviços mais eficientes.

O real impacto da tecnologia RPA em um escritório jurídico é enorme e pode ser percebido sobre várias perspectivas. Na parte operacional, tem-se a automação de fluxos repetitivos de trabalho, reduzindo custos e otimizando as entregas. Com isso, também é possível reduzir erros de execução e atraso nas entregas, elevando a efetividade do negócio tanto na execução quanto na qualidade das entregas. No entanto, há, ainda, vários outros benefícios proporcionados pelo uso de robôs na realização de processos repetitivos.

Com o uso de robôs, é possível que as equipes atuem em conjunto de forma a elevar a produtividade dos escritórios sem sobrecarregar os colaboradores. Assim, enquanto os robôs realizam as tarefas operacionais que não demandam conhecimento técnico, os advogados podem atuar a partir desta filtragem prévia. Por exemplo, os robôs podem filtrar quais processos estão com o prazo perto do fim e encaminhá-los para que os profissionais deem prioridade a eles.

A implementação da tecnologia RPA impacta todo o ecossistema produtivo, sendo que a redução de erros e falhas são algumas das vantagens mais importantes desse processo. Em suma, com o apoio de robôs, erros de preenchimento, atrasos e perda de prazos são praticamente extintos, uma vez que os robôs são programados para executarem tais tarefas de forma contínua. Isso possibilita maior assertividade na execução de tarefas repetitivas, já que os robôs são mais eficientes que os humanos.

Por isso, uma estratégia de investimento em tecnologia para o segmento jurídico deve contar, essencialmente, com o uso de RPA. Além de facilitar a execução das tarefas operacionais, o uso de robôs dará maior autonomia aos profissionais para atuarem em outras demandas, além de aperfeiçoar os serviços prestados pela empresa. Então, não restam dúvidas de que a automação robótica é a melhor escolha para as empresas conseguirem desempenhar as tarefas repetitivas com agilidade e eficiência.



Warning: Missing argument 1 for get_wp_user_avatar(), called in /home/oystr/www/wp-content/themes/oystr/single.php on line 76 and defined in /home/oystr/www/wp-content/plugins/wp-user-avatar/deprecated/wp-user-avatar/includes/wpua-functions.php on line 30

Paulo Romeiro