Nos siga nas redes socias!

Saiba como diminuir o turnover da sua empresa automatizando processos

Saiba como diminuir o turnover da sua empresa automatizando processos

A tecnologia é uma aliada importante para que a gestão de pessoas funcione de forma adequada e respeitosa à valorização dos profissionais

 

A gestão de pessoas representa uma parte central de qualquer organização, na medida em que determina o campo de atuação dos profissionais e como eles vão se relacionar com a cultura organizacional construída internamente. Existem diversos fatores que influenciam o nível de produtividade das equipes, afetando a satisfação e o desempenho desses que são os grandes responsáveis por conduzir as empresas para o sucesso. O turnover é um fenômeno decorrente da alta rotatividade de funcionários dentro de um ambiente corporativo, prejudicando o alinhamento estratégico e a própria execução de projetos.

O fluxo elevado de entrada e saída de profissionais pode ser justificado por alguns acontecimentos, como a inadequação do colaborador para determinada função, uma infraestrutura fragilizada ou um sistema de comunicação interna disfuncional, entre outras possibilidades. Além de impossibilitar a retenção de talentos, essa questão é extremamente problemática no que diz respeito à consolidação de um planejamento que provoque os resultados desejados. 

 

Tecnologia não antagoniza gestão de pessoas

No debate acerca da transformação digital como uma tendência praticamente inadiável para as empresas, é comum se deparar com dúvidas e questionamentos sobre o papel das pessoas ante o avanço tecnológico. Por muito tempo disseminou-se uma noção equivocada de que a máquina chegou para substituir os profissionais e retirar o protagonismo dos colaboradores. Felizmente, esse pensamento tem sido desmistificado na prática, com a utilização inteligente de ferramentas inovadoras por cada vez mais organizações. 

Todo ato de inovar precisa carregar em si o compromisso de oferecer melhorias significativas para o gestor e seus funcionários. É dever do empresariado olhar para a novidade como uma oportunidade única de simplificar a vida dos que respiram as atividades operacionais diariamente. O componente tecnológico, se utilizado sob uma ótica estratégica e analítica, poderá ser empregado como uma espécie de agente conciliador, impulsionando o desempenho dos profissionais em tarefas que valorizem a participação humana.  Isso nos leva para a automatização como um elemento primordial para a redução do turnover.

 

Por que automatizar é uma opção?

É desejo comum de qualquer profissional ser valorizado, ter um alinhamento estratégico com seus pares e tempo hábil à disposição para exercer suas maiores aptidões. No entanto, em empresas cuja estrutura organizacional é suportada por sistemas manuais, torna-se provável que as pessoas sejam redirecionadas para atividades pouco estratégicas, exaustivas, que não demandam a capacitação acumulada pelos colaboradores ao longo dos anos. O resultado pode ser a insatisfação individual e a busca por outras possibilidades.Com a automatização de processos, essas etapas ficarão a cargo da tecnologia, criando uma cultura organizacional em que o protagonismo humano é incentivado pela máquina, e não ofuscado. Para enfrentar o turnover, é de suma importância pensar fora do senso comum e optar por alternativas factíveis de se reformular a gestão de pessoas. Olhando para essa finalidade, automatizar nada mais é do que uma sinalização positiva de que a organização em questão está preocupada com a produtividade e o engajamento de suas equipes.


Avatar

Oystr Robôs Inteligentes