Nos siga nas redes socias!

O que é um robô de cópia integral e como ele ajuda a lidar com o processo eletrônico

O que é um robô de cópia integral e como ele ajuda a lidar com o processo eletrônico

Qual advogado nunca passou raiva ao fazer cópia integral de um processo?

Mesmo com as facilidades da tecnologia e do processo eletrônico, baixar um processo ainda pode ser uma tarefa estressante e demorada.

Em vez de perder seu tempo ou gastar a preciosa mão de obra de um estagiário ou secretário com isso, você pode fazer diferente: conhecer os benefícios do robô de cópia integral.

 

As principais dificuldades dos advogados nos sistemas de processo eletrônico

Os sistemas de processo eletrônico certamente tornaram o processo judicial mais acessível e prático. Não há o que negar.

Mas, com toda novidade, sobretudo se for na área da tecnologia, vêm também algumas dificuldades.

Confira as principais dificuldades narradas por advogados ao acessar os mais variados sistemas de processo eletrônico:

• Certificado digital

A certificação digital dispensa a impressão e assinatura de documentos físicos, e o comparecimento pessoal nos Tribunais para fazer cadastro nos sistemas.

Entretanto, o nível de burocracia na instalação e validação de alguns certificados (com a necessidade de baixar dezenas de programas e listas de certificados) é incompatível com o seu objetivo, que é de trazer facilidade.

Além disso, quando um advoga maneja mais de um certificado diferente, correndo o risco de se confundir entre as senhas e precisando desbloquear por meio do PUK, há também o risco de inutilização do certificado após 3 digitações incorreta. Isso gera mais dificuldades e gastos.

• Navegadores

A advocacia praticada em diferentes sistemas requer também constantes viagens e alternações entre navegadores diferentes: Internet Explorer, Mozilla Firefox e Chrome.

• Tamanho e formato dos arquivos

Cada Tribunal e sistema tem as suas próprias especificações de extensões e tamanhos permitidos dos arquivos (petições e anexos) a serem protocolados.

Assim, para estar em conformidade com esses requisitos e conseguir peticionar, os advogados estão sempre correndo entre programas de conversão ou compressão de arquivos, ou readequando os arquivos manualmente.

Isso demanda muito tempo. Sem contar, é claro, as diversas vezes em que o carregamento falha e é preciso começar tudo de novo.

• Instabilidade dos sistemas

Não é raro que os sites e os sistemas dos Tribunais ficam fora do ar, entram em manutenção, ou simplesmente não funcionem bem de acordo com a qualidade da Internet em que se acessa.

Nos casos em que a culpa é atribuída ao sistema, há devolução de prazo. Mas, apesar de não haver prejuízo processual, essas situações podem trazer prejuízos reais às partes.

 

Como a robótica ajuda advogados a contornarem dificuldades com o processo eletrônico

Você já ouviu falar em robôs advogados?

Pois é, a robótica já chegou no mundo do Direito – mas a disrupção que ela tem causado nessa área é muito mais de meio do que de fim.

Embora haja quem acredite, mundo afora, que um corpo de leis seja comparável a uma base de dados manejável por algoritmo, a verdade é que um robô não pode substituir um advogado em tudo. Principalmente no Brasil!

Além de uma legislação complexa e jurisprudência, temos também a doutrina, os costumes e os princípios gerais do Direito como fontes do Direito. Para preencher as lacunas da lei, os Juízes brasileiros podem se valer da analogia, dos princípios gerais de Direito, dos costumes e da equidade.

Construir teses jurídicas, peticionar e sentenciar com base em todas essas fontes não é tarefa que uma inteligência artificial possa fazer com perfeição.

Sem contar que aos robôs falta justamente aquilo que é uma das tendências mais fortes e mais cobradas socialmente no futuro das profissões jurídicas: a humanização.

Por isso, o robô advogado é muito mais um assistente do que um advogado propriamente dito.

Um robô advogado pode ajudar a reduzir custos e acelerar procedimentos em um escritório de advocacia por meio de várias tarefas, como, por exemplo, o acesso aos sistemas de processo eletrônico para realizar quaisquer atos: protocolo, controle de prazos e cópia integral.

 

Quanto tempo você leva para baixar um processo?

Vamos supor um processo judicial tenha cerca de 50 eventos processuais com arquivos (sem contar os eventos referentes a abertura e fechamento de prazos).

Digamos que cada evento processual tenha uma média de cerca de 5 arquivos.

Agora, calculemos que cada arquivo leve uma média de 8 segundos, arredondando para cima, para ser baixado (petições e outros arquivos simples levando 5 segundos, e PDFs pesados e de muitas páginas exigindo 10 segundos).

Baixar um processo como este, levaria, em média, meia hora.

E além da demora, o advogado tem o incômodo de precisar clicar peça por peça, pedindo pra salvar cada arquivo, um por um.

Dependendo da velocidade da conexão de Internet ou do funcionamento do computador, só o fato de precisar esperar cada arquivo abrir pra ser salvo já aumentaria em muito essa média de tempo!

E se o sistema de processo eletrônico ficar instável? Travar? Aí sim, fazer cópia integral de um processo se torna um verdadeiro pesadelo.

Naturalmente, se se tratasse de um processo físico, tirar cópia seria ainda mais demorado, trabalhoso e caro.

Mas, se é possível simplificar a cópia de processos digitais, por que não?

 

O que faz um robô de cópia integral

A RPA (automação robótica de processos) tem sido a principal solução para advogados que precisam simplificar o acesso aos sistemas dos Tribunais, como nas cópias integrais de processos.

O robô de cópia integral é um robô jurídico que faz a baixa de documentos de cópia integral em processos, dentro de um sistema processual eletrônico (PJE, ESAJ etc).

Assim, quando o advogado precisa guardar ou compartilhar arquivos de um processo, em vez de precisar abrir o sistema, acessar o processo, clicar e fazer download em cada arquivo, um por um, o robô jurídico faz isso por ele.

Atualmente, a OYSTR, startup especializada em RPA, oferece 3 tipos de robô de cópia integral:

 

Não encontrou o robô que procurava? Converse conosco para produzir um robô de automação exclusivo.


Avatar

Oystr Robôs Inteligentes