Nos siga nas redes socias!

Automação estratégica no RH pode trazer redução de custos

Automação estratégica no RH pode trazer redução de custos

A automação robótica de processos (RPA) já mostrou ser capaz de reduzir custos e aumentar a produtividade nas atividades-fim de diversos ramos de negócio, desde a indústria até a contabilidade.

Mas você já considerou usá-la para otimizar as atividades-meio também?

Em departamentos do escritório de advocacia como o de Recursos Humanos (RH), a automação de processos pode diminuir despesas, aumentar a produtividade e aumentar o nível de qualificação nas contratações.

Entenda como.

O que é automação de processos

Em primeiro lugar, é importante entender que, no contexto da gestão empresarial, a palavra “processo” se refere às rotinas administrativas de uma empresa ou organização – apesar de que, na advocacia, é possível usar robôs para automatizar atividades em processo judiciais também.

Dito isso, vamos ao conceito.

A automação de processos significa submeter rotinas administrativas a um fluxo de trabalho operado por uma tecnologia.

Dessa forma, atos repetitivos, ou quaisquer atos que possam ser praticados conforme padrões objetivos previamente estabelecidos, podem ser delegados para um software ou um robô.

 

O que pode ser submetido à automação de processo no RH?

Nos Recursos Humanos, é possível automatizar processos internos como:

  • algumas etapas do processo de recrutamento;
  • contratação e desligamento;
  • controle de ponto;
  • coleta e arquivamento de dados dos funcionários;
  • gestão da folha de pagamento e envio de contracheque;
  • remessa de dados ao escritório de contabilidade;
  • processamento de solicitação de férias;
  • realização e processamento de avaliações de desempenho;
  • geração de relatórios;
  • entre outros.

Com a RPA (robotic process automation) customizada, é possível encomendar robôs que desempenhem tarefas específicas, de acordo com as necessidades da empresa.

 

Como a automação de processos reduz custos no RH?

O principal benefício financeiro da automação no RH é a desconcentração de tarefas burocráticas das mãos dos profissionais, passando-as para os robôs.

Com isso, é possível ter uma equipe mais enxuta e produtiva, diminuindo a necessidade de contratação para o desempenho de rotinas manuais, permitindo à empresa contratar profissionais de RH especializados que irão implementar mudanças efetivas na empresa.

Além disso, ganha-se em produtividade e diminui-se os erros na execução dessas tarefas manuais e repetitivas.

 

Como a automação de processos no RH melhora a performance da empresa?

Na medida em que atividades-meio que requerem menor capacidade de decisão, pensamento estratégico ou criativo, são delegadas à RPA, sobram tempo e recursos para investir na atividade-fim do escritório.

 

Os robôs vão substituir os profissionais de RH?

As mudanças causadas pela inclusão dos robôs não vão esvaziar os departamentos de Recursos Humanos.

Porém, certamente vão abrir espaço para a priorização de profissionais mais qualificados, no ramo da Administração, Psicologia Organizacional e outros.

Também é importante lembrar que o RH não é feito apenas da administração dos funcionários para fins de direitos trabalhistas.

O RH também envolve a qualificação, fortalecimento da cultura e dos relacionamentos no ambiente de trabalho, entre outras ações que são essenciais para o sucesso da empresa e que não podem ser executadas por robôs.

 

Como começar a implementar a automação no RH?

É importante fazer uma análise prévia e avaliação das rotinas do seu RH que podem ser automatizadas.

Procure empresas especializadas em RPA, de preferência RPA customizada, para elaborar as ferramentas mais adequadas à realidade do seu escritório.

Profissionais especializados poderão te auxiliar a identificar as áreas automatizáveis, integrar soluções e reduzir custos.



Warning: Missing argument 1 for get_wp_user_avatar(), called in /home/oystr/www/wp-content/themes/oystr/single.php on line 76 and defined in /home/oystr/www/wp-content/plugins/wp-user-avatar/deprecated/wp-user-avatar/includes/wpua-functions.php on line 30

Oystr Robôs Inteligentes