Nos siga nas redes socias!

Entenda a automação e robotização

Entenda a automação e robotização

A função macro da Controladoria Jurídica é gerir. Seja um departamento jurídico, um escritório de advocacia. E esta gestão passa pela análise das tarefas, da rotina da equipe, separando o que exige uma análise intelectual e o que é mecânico. Por exemplo inserir uma defesa no sistema de um cliente, é mecânico. Baixar um processo de um sistema de Tribunal, é mais mecânico, mais repetitivo. E pode ser automatizada.

Normalmente a automação é utilizada sim em grandes volumes de demandas, mas existem aplicações para escritórios de pequeno e médio portes também. A automação pode ser realizada pelos chamados “robôs de automação”.

Estes robôs de automação já estão no mercado há algum tempo, mas ainda não são muito conhecidos. A utilização destes robôs são aplicações de software criadas para simular uma ação humana, por repetidas vezes. Podem desempenhar tarefas comuns da rotina de um departamento jurídico ou escritório. Também podem integrar o trabalho entre softwares – escritório/empresa, ou integrar o trabalho com sistemas de processos eletrônicos. Tudo isto com muita segurança! Algumas das aplicações práticas destes robôs de automação:

  • Geração de guias em lote

  • Cadastro em lote de andamentos e documentos nos sistemas de gestão

  • Solicitações financeiras, como pagamentos de custas e honorários

  • Consultas de pagamentos em lote

  • Atualização e cadastro em lote de dados para pagamentos

  • Protocolos em massa em sistemas de Tribunais

  • Busca de processos novos

  • Robôs customizados para sistemas de gestão interna

Existem robôs para a integração e aplicações com sistemas de Tribunais e órgãos jurisdicionados, por exemplo:

Projudi/PJE/EPROC/ESAJ – Abertura de intimações, habilitação e peticionamento, ajuizamento, cópia integral, movimentos/documentos, listas de processos por CNPJ, listas de audiências, listas de processos por cadastro do advogado.

Várias destas ferramentas tem diferenciais como:

  • Resolver captcha

  • São plataformas web

  • Executada as tarefas em tempo real

  • Não exigem desenvolvimento de infraestrutura interna do cliente( SaaS)

  • São integrados via API

Dentre outras características.

É importante salientar que estes robôs não estão no mercado para substituir o trabalho do homem. Muito pelo contrário: estão no mercado para automatizar o trabalho repetitivo, para que sobre tempo para o profissional e para o escritório como um todo se desenvolvam. Desenvolverem-se como gestores, terem tempo para gerir o marketing do escritório. Ainda, captar clientes novos, estudar teses inovadoras, criar produtos. Bem como gerir a área financeira da banca, e muitas outras atividades imprescindíveis para o crescimento sustentável e exponencial da banca. Além disso, a utilização de robôs de automação certamente vai trazer mais segurança e produtividade para as rotinas.

Assim, esta é uma tecnologia já disponível, eficiente, e ainda pouco conhecida.

 

 



Warning: Missing argument 1 for get_wp_user_avatar(), called in /home/oystr/www/wp-content/themes/oystr/single.php on line 76 and defined in /home/oystr/www/wp-content/plugins/wp-user-avatar/deprecated/wp-user-avatar/includes/wpua-functions.php on line 30

Tatiana Rodrigues

Advogada, Consultora plena em Gestão da produção Jurídica. Professora da disciplina de Controladoria Jurídica e Inovação da graduação (Uninter), professora da disciplina de Controladoria Jurídica na pós-graduação ESA- GO/Dalmass, professora da ESA/PR. Palestrante e autora de diversos artigos em Gestão Legal.