Nos siga nas redes socias!

Você sabe o que é Controladoria Jurídica?

Você sabe o que é Controladoria Jurídica?

Quando falamos em mudança não estamos falando em grandes transformações, mas sim de uma decisão perene. De nada adianta explicarmos aqui conceitos de Controladoria Jurídica, de robôs de automação, explicarmos as inúmeras vantagens da utilização da tecnologia em sua banca se a sua advocacia ainda é “analógica”. Mas por que estamos salientando isto? Porque é comum os escritórios contratarem uma ferramenta tecnológica e não a utilizarem da forma correta, ou muitas vezes sequer utilizam. Isto porque a cultura digital ainda não está implantada. Atualmente a maioria absoluta dos Tribunais já são digitais, ou seja, possuem Sistemas Eletrônicos, processos eletrônicos, que teve seu início em meados de 2001. Ou seja, dezenove anos atrás. De lá para cá muita coisa mudou no sistema judiciário brasileiro no que diz respeito à gestão destes processos, e à digitalização dos Tribunais. Tudo isto, de lá para cá trouxe agilidade, economia, e segurança para os sujeitos do direito. Desta forma, após tanto tempo, pode parecer uma loucura alguns escritórios ainda relutam em não imprimir processos e não montarem pastas físicas, por exemplo. Mas infelizmente ainda acontece. Infelizmente porquê? Porque existe tanta tecnologia disponível no mercado para auxiliar o operador do direito na gestão dos seus processos, e hoje de forma mais acessível e de fácil utilização que é um desperdício de tempo advogar como se fazia há 20 anos atrás.

 

Claro que o ideal para se gerir de forma mais profissional um escritório ou um departamento jurídico, é termos uma Controladoria Jurídica. E o que seria uma controladoria? De forma sintética, uma Controladoria Jurídica é o departamento do escritório responsável por atividades jurídico administrativas, que de forma especializada traz mais tempo para a equipe técnica focar no peticionamento, audiências, atendimento ao cliente, etc. A Controladoria Jurídica também é responsável por auxiliar na contratação do software de gestão, e todas as demais ferramentas tecnológicas necessárias para melhorar a operação jurídica, como ferramentas de automação, Inteligência artificial, etc.



Warning: Missing argument 1 for get_wp_user_avatar(), called in /home/oystr/www/wp-content/themes/oystr/single.php on line 76 and defined in /home/oystr/www/wp-content/plugins/wp-user-avatar/deprecated/wp-user-avatar/includes/wpua-functions.php on line 30

Tatiana Rodrigues

Advogada, Consultora plena em Gestão da produção Jurídica. Professora da disciplina de Controladoria Jurídica e Inovação da graduação (Uninter), professora da disciplina de Controladoria Jurídica na pós-graduação ESA- GO/Dalmass, professora da ESA/PR. Palestrante e autora de diversos artigos em Gestão Legal.