Nos siga nas redes socias!

Tendências pós-covid

Tendências pós-covid

Se você é um gestor jurídico que está atravessando estes últimos 80 dias e está se sentindo cansado, este artigo é para você.

Imagine uma banca jurídica que possua um contencioso judicial, e independentemente do tamanho desta banca, existem muitas formas de melhorar áreas já existentes no seu escritório.

Você sabia que a tecnologia pode otimizar os processos, trazer mais segurança para a sua operação jurídica, reduzir os custos, diminuir ou eliminar os erros, e fazer o tempo trabalhar a seu favor?

Nossa! Tudo isto é realmente possível? A resposta é sim!! Se você nunca pensou em ter em seu escritório uma Controladoria Jurídica automatizada que use as ferramentas certas para gerir as intimações, publicações eletrônicas, emissão de guias, protocolos eletrônicos, alimentação de sistema de clientes, cadastros automáticos em lote (e muito mais). Você está perdendo seu precioso tempo com tarefas repetitivas e é isso que está te impedindo de crescer. E você sabia que tudo que eu acabei de citar já pode ser feito de maneira automática por meio de robôs de automação? Claro que você deve pensar que isto não é para você, que a tecnologia é caríssima e só que pode ter acesso são as bancas muito grandes e com alto faturamento. Outro engano seu.

Vale lembrar, que as maiores tendências pós pandemia são: a tecnologia tendo o ser humano no centro do negócio (tanto o cliente, quanto o colaborador), a experiência do seu cliente, a confiança, a ética no uso de dados pessoais, novas plataformas e novos modelos de negócio e por fim, a cooperação e a colaboração.
Além disso, pesquisas1 apontam ainda que a tecnologia deve ser a base para o desenvolvimento. Ela não é somente um complemento, mas sim um ativo de primeira necessidade. Então, se a tecnologia será um dos

 

1 https://www.abcdacomunicacao.com.br/kpmg-destaca-tendencias-e-desafios-pos-pandemia-para-ossetores-de-tecnologia-midia-esportes-e-telecomunicacoes/ acesso em 1 de junho de 2020

 

meus maiores ativos, e se toda esta tecnologia já existe, e se está disponível no mercado por valores competitivos, o que você está esperando? É tempo que você precisa? Um robô que leia as suas intimações eletrônicas e já as classifique, além de inserir automaticamente no seu sistema de gestão do escritório. Somente este robô pode economizar pelo menos 1 hora do seu trabalho ou do colaborador responsável. Certamente quem estiver esperando tudo voltar ao normal, para só então começar a pensar neste tipo de ferramenta, vai ficar esperando para sempre.

A automação está aqui para te ajudar. Já existe até um apelido para esta tendência (que ao meu ver não é mais tendência e sim uma realidade), que é a automação amigável. Consiste em deixar que a tecnologia desempenhe atividades que ela pode fazer melhor do que o ser humano. Qualquer atividade que é baseada em padrões, tarefas repetitivas, certamente pode ser realizada por meio de automação.

A sugestão é sempre, buscar empresas sérias, solicitar uma apresentação, um orçamento e começar. O tempo vai ser implacável com quem não aderir agora à tecnologia.


Tatiana Rodrigues

Tatiana Rodrigues

Advogada, Consultora plena em Gestão da produção Jurídica. Professora da disciplina de Controladoria Jurídica e Inovação da graduação (Uninter), professora da disciplina de Controladoria Jurídica na pós-graduação ESA- GO/Dalmass, professora da ESA/PR. Palestrante e autora de diversos artigos em Gestão Legal.