Nos siga nas redes socias!

Controladoria Jurídica: o que você precisa saber?

Controladoria Jurídica: o que você precisa saber?

Há tempo diversas profissões vêm se reinventando diante de vários fatores, entre eles a tecnologia. Tamanha quantidade de inovações trazidas pela tecnologia, fizeram com que os advogados tivessem de se adequar a um novo modelo de advocacia. 

Foram tantas mudanças… o processo eletrônico tomou conta do mundo jurídico, aquela imensa pilha de autos físicos já não é mais uma realidade, os escaninhos lotados de documentos de clientes passaram a ser digitalizados e armazenados em rede, a jurimetria está cada vez mais próxima, sem falar da planilha em Excel para controle e acompanhamento de processos que já não tem mais espaço nessa nova advocacia. 

Enfim, inúmeras foram as inovações alcançadas ao longo do tempo e a Controladoria Jurídica não poderia ficar de fora. 

Controladoria Jurídica é o setor ou departamento jurídico responsável por desenvolver todas as atividades jurídico-administrativas do escritório, permitindo que o advogado foque na atividade técnica, como elaboração de contratos, pareceres, petições, audiências e sustentação oral. 

A Controladoria Jurídica vem como aliada ao setor técnico, ficando responsável, por exemplo, pelas seguintes atividades: anotação e controle dos prazos processuais, emissão de guias, elaboração de relatórios internos e externos, acompanhamento processual, realização de protocolos, cadastro de processos e alimentação do software jurídico. 

Realizando todas essas atividades de forma padronizada, é possível garantir maior eficiência e segurança na realização dessas atividades, já que estarão centralizadas num único setor. 

Sobre a composição da Controladoria Jurídica, geralmente se organizam com um controller, um assistente de controladoria e estagiários, tudo a depender do tamanho do escritório e demandas deste. 

A Controladoria Jurídica sem dúvida é um instrumento essencial nos escritórios de advocacia, pois desenvolverá todas as atividades jurídico-administrativas, de modo a permitir ao advogado que foque na atividade técnica propriamente dita. 


Brenda Evelin Wischral

Brenda Evelin Wischral

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Católica de Santa Catarina, campus Jaraguá do Sul, SC. Controller Jurídico na MMD & Advogados Associados.